Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCardozo, Priscila Lopespt_BR
dc.date.accessioned2017-02-22T18:45:52Z
dc.date.available2017-02-22T18:45:52Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.citationCARDOZO, Priscila Lopes. Reduzir o estereótipo de sobrepeso melhora a aprendizagem motora em mulheres. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3178
dc.description.abstractThe objective of the present study was to investigate the influence of overweight stereotype threat on learning a balance task in women. Participants practiced 10 trials of a dynamic balance task, and their learning was observed in a retention test, one day later. Before practice, the stereotype threat (ST) group received instructions introducing the task is influenced by individual differences, where overweight people usually present worse outcomes. For the reduced stereotype threat group (RST), instructions informed that the task was not influenced by individual differences. After practice, all participants filled out a questionnaire measuring intrinsic motivation. Performance and learning, as well as increased intrinsic motivation, were enhanced for participants of the RST group, compared with participants of the ST group. The findings indicate that the learning of balance skills can be affected by the use of instructions designed to reduce stereotype threat. They add to the growing evidence of the impact of social-cognitive factors on motor skill learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectEquilíbriopt_BR
dc.subjectExpectativapt_BR
dc.subjectMotivação intrínsecapt_BR
dc.subjectPercepção de competênciapt_BR
dc.subjectStigmapt_BR
dc.subjectBalancept_BR
dc.subjectMindsetspt_BR
dc.subjectIntrinsic motivationpt_BR
dc.subjectPerceived competencept_BR
dc.titleReduzir o estereótipo de sobrepeso melhora a aprendizagem motora em mulherespt_BR
dc.title.alternativeReducing the stereotype of overweight improves motor learning in womenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1712413211458082pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3676627708423832pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo verificou os efeitos do estereótipo de sobrepeso na aprendizagem de uma tarefa de equilíbrio dinâmico em mulheres. Os participantes, do sexo feminino, foram divididos em dois grupos: AE (ameaça do estereótipo) e AER (ameaça do estereótipo reduzido). A tarefa consistiu em manter uma plataforma de equilíbrio na horizontal, o maior tempo possível, durante as 10 tentativas de prática. Antes da prática, o grupo AE recebeu instruções introduzindo a tarefa como sendo influenciada por diferenças individuais, em que indivíduos com sobrepeso normalmente apresentam piores resultados do que indivíduos sem sobrepeso. Para o grupo AER, as instruções informaram que a tarefa não era influenciada por diferenças individuais. Imediatamente após a prática e anteriormente ao teste de retenção, todos os participantes preencheram um questionário referente ao grau de motivação intrínseca. Os efeitos sobre a aprendizagem foram avaliados um dia após a prática, através de um teste de retenção. Os participantes do grupo AER demonstraram melhor performance e aprendizagem da tarefa, assim como um maior nível de competência percebida, do que o grupo AE. Conclui-se que a aprendizagem de habilidades motoras pode ser afetada pelo uso de instruções designadas a reduzir a ameaça do estereótipo. Os resultados estão de acordo com evidências crescentes que demonstram o impacto de fatores sócio-cognitivos e afetivos sobre a aprendizagem de habilidades motoras.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowskypt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem