Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHallal, Pedro Rodrigues Curi
dc.creatorFortes, Milena de Oliveira
dc.date.accessioned2017-02-16T20:29:24Z
dc.date.available2017-02-16T20:29:24Z
dc.date.issued2013-02-25
dc.identifier.citationFORTES, Milena de Oliveira. Efetividade de uma Intervenção Escolar de Promoção de Atividade Física e Saúde. 2012. Projeto de Pesquisa (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/3150
dc.description.abstractIntroduction and objectives: Low levels of physical activity were observed in children and adolescents. In this sense, interventions for the promotion of physical activity and health at school are intended to change this framework. Thus, the objective of this study is to evaluate the effectiveness of a physical health and health promotion intervention among the elementary school students in the city of Pelotas, RS - "Physical Education +: practicing health at school". Methods: An experimental school-based study was developed. We randomly allocated 19 schools to intervening groups and 19 schools to the control group. The outcomes analyzed were the level of physical activity of the students and knowledge about physical activity and health. To assess the level of physical activity of the students (active ≥300 minutes per week, minimally active ≥0 minutes per week). A data collection was performed in two moments. The intervention time was seven months. Results: The groups were similar at the baseline in relation to sociodemographic aspects and also in the levels of physical activity and knowledge. After the intervention period, there is no difference between the level of activity between groups and the level of activity between groups. Thus, a seven-month school intervention was effective to increase students' level of knowledge about physical activity and health, but not to modify their behavior.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAtividade física e saúdept_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPhysical activity and healthpt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleEfetividade de uma intervenção escolar para promoção de atividade física e saúdept_BR
dc.title.alternativeEffectiveness of a school intervention to promote physical activity and healthpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3211152266266081pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Azevedo Júnior, Mario Renato
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1365027675870449pt_BR
dc.description.resumoIntrodução e objetivos: Baixos níveis de atividade física têm sido observados em crianças e adolescentes. Nesse sentido, intervenções para promoção da atividade física e saúde na escola têm o intuito de alterar esse quadro. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de uma intervenção de promoção de atividade física e saúde entre estudantes do ensino fundamental da rede pública da cidade de Pelotas, RS - “Educação Física +: praticando saúde na escola”. Métodos: Foi desenvolvido um estudo experimental de base escolar. Foram alocadas de forma aleatória 19 escolas para grupo intervenção e 19 escolas para grupo controle. Os desfechos analisados foram o nível de atividade física dos alunos e conhecimento sobre atividade física e saúde. Para avaliar o nível de atividade física dos alunos (ativos ≥300 minutos por semana; minimamente ativo ≥0 minutos por semana). A coleta de dados foi realizada em dois momentos (linha de base e pós intervenção). O tempo de intervenção foi de sete meses. Resultados: Os grupos se mostraram similares na linha de base em relação aos aspectos sociodemográficos e também os níveis de atividade física e de conhecimento. Após o período de intervenção, não houve diferença significativa no nível de atividade entre os grupos, porém houve uma significativa diferença no conhecimento, sendo que o grupo intervenção melhorou o seu conhecimento de forma estatisticamente superior ao grupo controle. Assim, uma intervenção escolar de sete meses foi efetiva para aumentar o nível de conhecimento dos alunos sobre atividade física e saúde, mas não para modificar seu comportamento.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples