Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSperotto, Rosária Ilgenfritz
dc.creatorJacobsen, Daniela Renatapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T18:31:22Z
dc.date.available2016-08-31T18:31:22Z
dc.date.issued2014-05-16
dc.identifier.citationJACOBSEN, Daniela Renata. Jogos sociais: aprendendo equações matemáticas de 1º grau através do jogo social “Criminal Case” no Facebook. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2929
dc.description.abstractThe present work investigates the learning of First Degree Mathematical Equations, using the online game Criminal Case, From Facebook. The analysis was conducted with students from a school in the countryside county named Camaquã, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The study field was the regular lessons and a game created on Facebook, with the leading question "How can a digital game promote the development of strategies for solving First Degree Mathematical Equations?". Considering the Social Network and online games as Virtual Learning Environments, the strategies of the game were brought to the classroom, serving as facilitators for the development of mathematical logic used in the calculation of the unknown First Degree Mathematical Equations. The methodology is qualitative, with nuances from case study and virtual ethnography, aiming to understand the strategies used in the game to solve the puzzle, which were posted and commented by students on the Facebook group. We sought theoretical and methodological grounding in Recuero, Sperotto, Souza, Alves and Moita on social networks, interactions, online games and subjectivity. The analyzes point out that the skills and strategies used in the game, besides the interactions between the students in debates on the Facebook group, are constitutions of subjectivity and facilitators of learning of Mathematical Equations devices.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectRedes de relações sociaispt_BR
dc.titleJogos sociais: aprendendo equações matemáticas de 1º grau através do jogo social “Criminal Case” no Facebook.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4425184H1pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770822E5pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a aprendizagem de Equações Matemáticas de Primeiro Grau, utilizando o jogo online Criminal Case, da Rede Social Facebook. A análise foi feita com alunos de uma escola na zona rural do município de Camaquã, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O campo do estudo foi à sala de aula presencial e um jogo criado no Facebook, tendo como questão norteadora “Como um jogo digital pode propiciar o desenvolvimento de estratégias para resolução de Equações Matemáticas de Primeiro Grau?”. Considerando a Rede Social e o jogo online como Ambientes Virtuais de Aprendizagem, as estratégias do jogo foram trazidas para sala de aula, servindo como facilitadoras para o desenvolvimento do raciocínio matemático utilizado no cálculo da incógnita das Equações Matemáticas de Primeiro Grau. A metodologia é de caráter qualitativo, com nuances de estudo de caso e da etnografia virtual, tendo como objetivo conhecer as estratégias utilizadas no jogo para resolver o enigma, as quais foram postadas e comentadas pelos alunos no grupo do Facebook. Buscou-se ancoragem teórico-metodológica em Recuero, Sperotto, Souza, Alves e Moita sobre as redes sociais, interações, jogos online e subjetividade. As análises realizadas apontam que as habilidades e as estratégias utilizadas no jogo, além das interações entre os alunos nos debates no grupo do Facebook, são dispositivos de constituições de subjetividades e facilitadores da aprendizagem das Equações Matemáticas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem