dc.contributor.advisor | Peres, Eliane Teresinha | |
dc.creator | Borges, Francieli Daiane | |
dc.date.accessioned | 2016-08-26T17:29:01Z | |
dc.date.available | 2016-08-26 | |
dc.date.available | 2016-08-26T17:29:01Z | |
dc.date.issued | 2015-04-27 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Francieli Daiane. Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2904 | |
dc.description.abstract | This master’s dissertation addresses the representations of male and female readers in the series Um Castelo no Pampa, by Luiz Antonio de Assis Brasil, with analysis focused mainly on the characters Olimpio, Paris and Beatriz. To support the research were also identified some of the similarities and differences between literature and history. In this set of novels you can check that are revealed various aspects of the act of reading, especially to attend the motivations and most outstanding characteristics of those who read and are represented there. The theoretical and methodological approach of this research was supported especially by analyzes carried out by Chartier (1990, 1995, 2002, 2009, 2011) and Fraisse, Poupgnac & Poulain (1989) with respect to the representations and also to check questions as to the receipt of narrative, the dialogue analysis, respectively, with the studies Jauss (2002), Iser (1999) and Esteves (2009). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.subject | Leitores | pt_BR |
dc.subject | Luiz Antonio de Assis Brasil | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Representations | pt_BR |
dc.subject | Readers | pt_BR |
dc.title | Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2558429547995819 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5179048135412088 | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação de mestrado verifica as representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil, com foco de análise sobretudo nas personagens Olímpio, Beatriz e Páris. Para dar suporte à pesquisa também foram identificadas algumas das aproximações e distanciamentos entre a literatura e a história. Nesse conjunto de romances é possível verificar que são revelados vários aspectos sobre o ato de ler, principalmente ao atentar as motivações e características mais sobressalentes daqueles que leem e são ali representados. A abordagem teórico-metodológica dessa investigação foi amparada especialmente por análises desenvolvidas por Chartier (1990, 1995, 2002, 2009, 2011) e Fraisse, Poupgnac & Poulain (1989) no que diz respeito às representações e, ainda, para verificar questões quando à recepção das narrativas, a análise dialoga, respectivamente, com os estudos de Jauss (2002), Iser (1999) e Esteves (2009). | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |