Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPeres, Eliane Teresinha
dc.creatorBorges, Francieli Daiane
dc.date.accessioned2016-08-26T17:29:01Z
dc.date.available2016-08-26
dc.date.available2016-08-26T17:29:01Z
dc.date.issued2015-04-27
dc.identifier.citationBORGES, Francieli Daiane. Representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2904
dc.description.abstractThis master’s dissertation addresses the representations of male and female readers in the series Um Castelo no Pampa, by Luiz Antonio de Assis Brasil, with analysis focused mainly on the characters Olimpio, Paris and Beatriz. To support the research were also identified some of the similarities and differences between literature and history. In this set of novels you can check that are revealed various aspects of the act of reading, especially to attend the motivations and most outstanding characteristics of those who read and are represented there. The theoretical and methodological approach of this research was supported especially by analyzes carried out by Chartier (1990, 1995, 2002, 2009, 2011) and Fraisse, Poupgnac & Poulain (1989) with respect to the representations and also to check questions as to the receipt of narrative, the dialogue analysis, respectively, with the studies Jauss (2002), Iser (1999) and Esteves (2009).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectLuiz Antonio de Assis Brasilpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRepresentationspt_BR
dc.subjectReaderspt_BR
dc.titleRepresentações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2558429547995819pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado verifica as representações de leitores e leitoras na série Um Castelo no Pampa, de Luiz Antonio de Assis Brasil, com foco de análise sobretudo nas personagens Olímpio, Beatriz e Páris. Para dar suporte à pesquisa também foram identificadas algumas das aproximações e distanciamentos entre a literatura e a história. Nesse conjunto de romances é possível verificar que são revelados vários aspectos sobre o ato de ler, principalmente ao atentar as motivações e características mais sobressalentes daqueles que leem e são ali representados. A abordagem teórico-metodológica dessa investigação foi amparada especialmente por análises desenvolvidas por Chartier (1990, 1995, 2002, 2009, 2011) e Fraisse, Poupgnac & Poulain (1989) no que diz respeito às representações e, ainda, para verificar questões quando à recepção das narrativas, a análise dialoga, respectivamente, com os estudos de Jauss (2002), Iser (1999) e Esteves (2009).pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples