Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKruger, Verno
dc.creatorRocha, Tanise Gomespt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T16:59:26Z
dc.date.available2016-08-25
dc.date.available2016-08-25T16:59:26Z
dc.date.issued2015-10-22
dc.identifier.citationROCHA, Tanise Gomes. Professores novatos de ciências : superando obstáculos. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2894
dc.description.abstractThis study consists of a survey conducted in Pelotas / RS on the inclusion in teaching science teacher regarded rookie. This research participated 10 freshmen teachers in the professional field, which answered a questionnaire with questions relating to the initial training and entry into the profession. The literature review was of fundamental importance to better understand the issue at hand and also my place of global importance and impact of educational improvement can be achieved by giving more assistance to the teacher who is just beginning their careers. The objectives of this study were to understand how was the insertion of the new science teacher, with what difficulties they have encountered in the profession and the contribution had initial training to prepare these professionals to fully act as a teacher. The methodology was qualitative and investigative character and as a data collection instrument was applied a semi structured to novice participants teachers of the research and after these data were analyzed by the method of "content analysis" (MORAES, 1999), which It consists of categorization, description and interpretation of the responses. The results showed that there are gaps in the initial formation of these newcomers as it mainly refers to the disconnection between theory and teaching practice and also highlights the lack of integration of actions by state schools of Pelotas. Finally, a continuing education course is proposed for novice science teachers as a possible solution that will improve the entry into the teaching profession field and fill in the gaps of initial training, providing new growth in your personal educational model, greater professional autonomy and contribute to fixing the teaching profession.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.relationAcompanha produto da dissetaçãopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessor novatopt_BR
dc.subjectInserçãopt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.subjectConhecimento profissional docentept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNovice teacherpt_BR
dc.subjectInsertionpt_BR
dc.subjectDidactic modelspt_BR
dc.subjectKnowledge professional teachingpt_BR
dc.titleProfessores novatos de ciências: superando obstáculospt_BR
dc.title.alternativeNovice teachers of Sciences: Overcoming Obstaclespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7049100984490472pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo consiste em uma pesquisa realizada no município de Pelotas/RS sobre a inserção na docência do professor de ciências considerado novato. Desta pesquisa participaram 10 docentes recém-ingressos no campo profissional, os quais responderam a um questionário com perguntas relativas à formação inicial e ao ingresso na profissão. A revisão bibliográfica foi de fundamental importância para compreender melhor o tema em questão e também me situar da importância mundial e no impacto da melhoria educacional que se pode alcançar dando maior assistência ao professor que está em início de carreira. Os objetivos desta pesquisa foram de compreender como ocorreu a inserção do professor novato de ciências, com quais dificuldades eles se depararam no exercício da profissão e qual a contribuição teve a formação inicial para preparar esses profissionais a atuar plenamente como docente. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e investigativo e como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado aos professores novatos participantes da pesquisa e após esses dados foram analisados pelo método da “análise de conteúdos” (MORAES,1999), que consiste em categorização, descrição e interpretação das respostas obtidas. Os resultados demonstraram que há lacunas na formação inicial desses novatos no que se refere principalmente a desarticulação entre teoria e prática pedagógica e também evidencia a ausência de ações de inserção por parte das escolas da rede estadual de Pelotas. Ao final, é proposto um curso de formação continuada para professores novatos de ciências como uma possível solução que venha a melhorar a entrada no campo profissional docente e a preencher as lacunas da formação inicial, proporcionando ao novato um crescimento no seu modelo didático pessoal, uma maior autonomia profissional e a contribuir com a fixação na carreira docente.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBEJARANO, N.R.R.; CARVALHO, A.N.P. “Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos”. Ciências & Educação, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2003. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994. p. 47-51. BRASIL, Ministério da Educação. INEP/EDUCACENSO. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=208&Itemid=267>. Acessado em Maio, 2014. BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. INEP/Características do Professor ideal.Disponível:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18838&Itemid=842>. Acessado em 7 Out .2014. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura.INP/Notícias. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=noticias>. Acessado em 25 Maio, 2014. CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995. EURYDICE. Red Europeia de informaçión. Temas clave de la educación en Europa. Disponível em: <http://www.euridyce.org>. Acessado em outubro 2014. GARCIA, C. M. formação docente: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA. A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1999, p.51-75. 90 GARCÍA, C. M. Politicas de insertion en la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarollo profesional docente. Santiago: Preal, 2009. GIESTA, N.C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente? Araraquara: Editora JM, 2001. HUBERMAN, M. O ciclo da vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000. DONIZETE, P. C. Professor em início de carreira: crenças e conflitos. Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências. Florianópolis, 2000. Disponível em: < http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/207.pdf >. Acesso em: 07 de abril de 2015. KRÜGER, V. Evolução do conhecimento profissional de professores de ciências e matemática: uma proposta de educação continuada. 2000. Tese (Doutorado em Educação) .Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000. LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 99, 2007. MONTEIRO, F. M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Professoras das séries iniciais do ensino fundamental: análise de percursos e processos de formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: UFSCar, 2002. MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. OCDE. Professores são importantes: atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes (Relatório de Pesquisa). São Paulo: Moderna, 2006. PERRELLI, M.A.S. Interfaces da educação. Parnaíba, v.4, n. 11,p.72-97 2013. PORLAN, R. Cambiar la Escuela. Buenos Aires: Magisterio del Río de la Plata,1996. PORLAN, R. e RIVERO, A. El Conocimiento de los Profesores. El caso del área de ciencias. Sevilha: Díada.Porto: Porto Editora,1998. SCHNETZLER, R. A Construção do conhecimento e o ensino de ciências. Brasília, ano 11, n. 55, 1992. 91 SIMON S.M. Inserção de professores iniciantes no campo profissional: um estudo de caso na escola básica. 2013, 209 f, Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. TARDIF, M. Saberes, tempo e aprendizagem do Magistério.In. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2002. VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: um análisis de la formacción inicial. In: VILLA, Aurélio (Coord.). Prespectivas y problemas de la funcción docente. Madrid: Narcea, 1988.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples