dc.contributor.advisor | Ferreira, André Luis Andrejew | |
dc.creator | Silva, Samantha Pinto da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T16:55:46Z | |
dc.date.available | 2016-08-25 | |
dc.date.available | 2016-08-25T16:55:46Z | |
dc.date.issued | 2016-04-15 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Samantha Pinto da. O uso da lógica de programação para a Educação Matemática no Ensino Médio : experiências com o Scratch. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2891 | |
dc.description.abstract | This research investigate show the use of programming logic, through the programming language Scratch, optimizes the mathematics teaching process in terms of problems solving. Based on a socio-constructivist perspective of mediation and collaboration, it was conducted a case study with students of the last year of a state high school localized in the city of Pelotas/RS. This study takes into account the assumption that nowadays students are native in the digital world, accustomed and interested for this kind of technology. Data collection was made through mixed questionnaires, knowledge tests, and experiments with the Scratch. It was observed that the logic programming for the problems solving in addition to the group activity in the algorithms development allowed more dynamic and motivating classes. As result, students demonstrated being satisfied to learn mathematic through Scratch. Moreover, it was noted that this approach may contributes for the development of required skills in the training student process, if its consolidation be given in previous series. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.relation | Acompanha produto da dissertação | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de programação scratch | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Logarithm | pt_BR |
dc.subject | Programming language scratch | pt_BR |
dc.title | O uso da lógica de programação para a Educação Matemática no Ensino Médio: experiências com o Scratch | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of programming logic to mathematics education in high school : experiences with Scratch | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8168963062223765 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0257799779736390 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como foco investigar como o uso da lógica de programação, mediada pela linguagem de programação Scratch, potencializa o ensino de Matemática quanto à resolução de problemas. Baseada em uma perspectiva sócioconstrutivista de mediação e colaboração, e na concepção de que o estudante de hoje é nativo no mundo digital, ambientado e interessado pelo uso desse tipo de tecnologia, realizou-se um estudo de caso com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual situada no município de Pelotas/RS. A coleta de dados aconteceu por meio de questionários mistos, teste de conhecimento e experimentações com o Scratch. Observou-se que a lógica de programação para a resolução de problemas e as atividades em grupo na criação de algoritmos, proporcionaram aulas mais dinâmicas e motivadoras à aprendizagem, nas quais os alunos demonstraram-se satisfeitos em aprender Matemática via Scratch. Além disso, percebeu-se que essa abordagem pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do estudante desta etapa escolar, desde que sua consolidação se dê em etapas anteriores. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BARCELOS, T.; SILVEIRA, I. F.. Pensamento Computacional e Educação
Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. In:
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BASSO, C. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores.
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23 jan. 2015.
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CETIC.BR. NIC.BR. TIC Educação 2013. Disponível em
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em: 09 fev. 2015.
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Disponível em: <https://code.org/about>. Acesso em: 05 jan. 2015.
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Paulo, Biblioteca Depositária: Conjunto das Químicas. | pt_BR |