Mostrar registro simples

dc.creatorVaz, Ana Beatriz Campospt_BR
dc.date.accessioned2016-06-27T18:41:32Z
dc.date.available2016-06-27T18:41:32Z
dc.date.issued2015-02-26
dc.identifier.citationVAZ, Ana Beatriz Campos. Arte contemporânea : cotidiano e experiência estética em sala de aula. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes visuais. Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2845
dc.description.abstractThis research sets up the narrative in the way proposed by Josso, by bringing the classroom experience and his relationship with contemporary art as the main focus. From a basic question: contemporary art in the classroom, can it help to transform everyday practices in aesthetic experience? Contemporary art is thought as a possibility to use the world (BOURRIAUD). Everyday practices as suggested by Certeau, if to it was dedicated a special attention, in what the trivial was transformed in an aesthetic experience as proposed by Dewey. The text is organized into three chapters. In chapter I it argues about contemporary art in its materiality, its link with the everyday life and the aesthetic experience. Chapters II and III present the experiences provided in the classroom, once it was there the research was hatched in the middle of my trajectory as proposed by Lancri. In watching contemporary art as power, since it does not deal with truths established beforehand, I realize, in its questions, it presents a reflection about the availability of contemporary art dealing with the prosaic and this being reframed by the practices in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectSéc. XXpt_BR
dc.titleArte contemporânea: cotidiano e experiência estética em sala de aula.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4314760H4pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723260A9pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se configura pela narrativa, do modo discorrido por Josso, ao trazer experiências da sala de aula e sua relação com a arte contemporânea como foco principal. A partir de uma questão básica: a arte contemporânea, em sala de aula pode contribuir para transformar as práticas cotidianas em experiência estética? A arte contemporânea é pensada como possibilidade de uso do mundo a partir de Bourriaud. O cotidiano está aventado como propõe Certeau, uma vez que a ele dediquemos uma atenção diferenciada, em que o corriqueiro possa ser pensado de modo a ser transformado em experiência estética da forma apontada por Dewey. O texto está organizado em três capítulos. No capítulo I, discuto sobre a arte contemporânea em suas materialidades, sua ligação com o cotidiano e a experiência estética. Nos capítulos II e III, apresento as experiências proporcionadas em sala de aula, lugar de onde foi tramada a pesquisa, do meio do meu trajeto como revela Lancri. Ao ver a arte contemporânea como potência, uma vez que não lida com verdades estabelecidas de antemão, percebo, nas suas questões, motes de discussão sobre o momento em que vivemos. Desse modo, a pesquisa traz uma reflexão a respeito da disponibilidade da arte contemporânea em lidar com o mais comum do cotidiano, e este ser ressignificado pelas práticas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa dapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples