Mostrar registro simples

dc.creatorRocha, Mariane Pereira
dc.creatorMartins, Aulus Mandagará
dc.date.accessioned2025-10-20T09:16:46Z
dc.date.available2025-10-20T09:16:46Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationROCHA, Mariane; MARTINS, Aulus. Pensar [n]a poesia: a linguagem cinematográfica na autorreflexão sobre a poesia em “Blind light” de Marília Garcia. Texto Poético, [S. l.], v. 19, n. 38, p. 50–68, 2023. DOI: 10.25094/rtp.2023n38a917. Disponível em: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/917. Acesso em: 19 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18162
dc.description.abstractO presente artigo analisa e discute as interfaces que a lírica de Marília Garcia estabelece com a linguagem cinematográfica, especialmente as aproximações estabelecidas com a montagem. Para isso, o artigo propõe uma leitura do poema “Blind light” do livro Um teste de resistores (2014), texto que parte das reflexões da poeta acerca do filme Pierrot le fou (1965) de Jean-Luc Godard. A partir das metalepses que Marília Garcia observa no filme, o poema promove uma reflexão metalinguística acerca do funcionamento da linguagem poética. Essas reflexões são exploradas de modo a elaborar o uso que a poesia de Marília Garcia faz das imagens como forma de pensar a própria poesia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherANPOLLpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMarília Garciapt_BR
dc.subjectJean-Luc Godardpt_BR
dc.subjectPoesia e cinemapt_BR
dc.subjectPoesia e montagempt_BR
dc.subjectMetalepsept_BR
dc.titlePensar [n]a poesia: a linguagem cinematográfica na autorreflexão sobre a poesia em “Blind light” de Marília Garciapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25094/rtp.2023n38a917
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples