Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSilva, Cauan Brito
dc.creatorGomes, Édita Martins
dc.creatorLeitzke, Gabriel Fonseca
dc.creatorSabbado, Leonardo Correa
dc.creatorRamos, Rita de Cássia de Souza Soares
dc.date.accessioned2025-10-15T10:17:40Z
dc.date.available2025-10-15T10:17:40Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Cauan Brito et al. A carência da formação inicial docente para a educação inclusiva. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18083
dc.description.abstractA formação de professores no Brasil, especialmente nos cursos de licenciatura, ainda não contempla adequadamente a educação inclusiva. Apesar dos avanços nas políticas educacionais, o tema da inclusão é frequentemente abordado apenas em oficinas e palestras de formação continuada, ficando à margem do currículo obrigatório. VITALIANO e DALL’ACQUA (2012) afirmam que o fato de os cursos de licenciatura não estarem oferecendo preparo adequado na área da educação inclusiva faz com que egressos vivenciem dificuldades ao ministrar aulas para alunos com deficiência. Nesse cenário, os professores concluem a graduação despreparados para lidar com alunos com deficiência (PCDs), e ao analisar o currículo dos cursos, podemos perceber que quando são oferecidas disciplinas específicas, como LIBRAS ou outras focadas na inclusão, na maioria das vezes são optativas que nem sempre possuem demanda suficiente para serem ministradas, ou seja, mesmo que os graduandos queiram cursá-las, não conseguem por falta de interesse advindo de seus colegas também em formação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.titleA carência da formação inicial docente para a educação inclusivapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem