Mostrar el registro sencillo del ítem
A carência da formação inicial docente para a educação inclusiva
| dc.creator | Silva, Cauan Brito | |
| dc.creator | Gomes, Édita Martins | |
| dc.creator | Leitzke, Gabriel Fonseca | |
| dc.creator | Sabbado, Leonardo Correa | |
| dc.creator | Ramos, Rita de Cássia de Souza Soares | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T10:17:40Z | |
| dc.date.available | 2025-10-15T10:17:40Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | SILVA, Cauan Brito et al. A carência da formação inicial docente para a educação inclusiva. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18083 | |
| dc.description.abstract | A formação de professores no Brasil, especialmente nos cursos de licenciatura, ainda não contempla adequadamente a educação inclusiva. Apesar dos avanços nas políticas educacionais, o tema da inclusão é frequentemente abordado apenas em oficinas e palestras de formação continuada, ficando à margem do currículo obrigatório. VITALIANO e DALL’ACQUA (2012) afirmam que o fato de os cursos de licenciatura não estarem oferecendo preparo adequado na área da educação inclusiva faz com que egressos vivenciem dificuldades ao ministrar aulas para alunos com deficiência. Nesse cenário, os professores concluem a graduação despreparados para lidar com alunos com deficiência (PCDs), e ao analisar o currículo dos cursos, podemos perceber que quando são oferecidas disciplinas específicas, como LIBRAS ou outras focadas na inclusão, na maioria das vezes são optativas que nem sempre possuem demanda suficiente para serem ministradas, ou seja, mesmo que os graduandos queiram cursá-las, não conseguem por falta de interesse advindo de seus colegas também em formação. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
| dc.title | A carência da formação inicial docente para a educação inclusiva | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |

