| dc.creator | Nascimento, Lucas Ferreira do |  | 
| dc.creator | Volkmer, Tiago Moreno |  | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T11:50:20Z |  | 
| dc.date.available | 2025-10-10T11:50:20Z |  | 
| dc.date.issued | 2024 |  | 
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Lucas Ferreira do; VOLKMER, Tiago Moreno. Aperfeiçoamento do jogo Super Trunfo de Materiais como ferramenta de aprendizado no ensino superior. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17969 |  | 
| dc.description.abstract | É amplamente reconhecido que uma parte significativa da população enfrenta dificuldades nas ciências exatas. Mesmo entre aqueles que têm interesse nessa área, muitos acabam deixando essa opção em segundo plano, por medo dos desafios que acreditam enfrentar. De acordo com o estudo realizado por Garcia e Gomes (2022), que buscou entender as causas da evasão em cursos de ciências exatas através de uma revisão bibliográfica, o principal fator apontado para a desistência dos alunos foi a dificuldade acadêmica e o desempenho insatisfatório, destacado em 17 trabalhos revisados. A didática e a metodologia dos professores aparecem como a quarta razão mais mencionada, presente em 11 dos estudos analisados. Para tentar mitigar esse problema, diversas técnicas de aprendizagem têm sido desenvolvidas e aplicadas em diferentes níveis de ensino, desde o básico até o superior. Essas abordagens visam incentivar o aprendizado de forma mais dinâmica e envolvente. Uma dessas técnicas é a gamificação, que, segundo Baldissera (2021), é baseada no "pensamento de jogos" (game thinking) e tem como objetivo aumentar o engajamento dos participantes. Isso é feito aplicando estratégias de jogos a atividades cotidianas, transformando-as em instrumentos de aprendizado. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR | 
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR | 
| dc.subject | Jogos | pt_BR | 
| dc.subject | Gamificação | pt_BR | 
| dc.title | Aperfeiçoamento do jogo Super Trunfo de Materiais como ferramenta de aprendizado no ensino superior | pt_BR | 
| dc.type | conferenceObject | pt_BR | 
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |