Mostrar registro simples

dc.creatorBatista, Marcos Brenno Bezerra
dc.creatorViana, Hudson Brito
dc.creatorAvila, Marta Marques
dc.date.accessioned2025-10-10T11:49:28Z
dc.date.available2025-10-10T11:49:28Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBATISTA, Marcos Brenno Bezerra; VIANA, Hudson Brito; AVILA, Marta Marques. A posição ativa e central do discente no ensino e na aprendizagem em Direito. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17967
dc.description.abstractA aprendizagem se mostra como componente essencial do desenvolvimento do indivíduo, ao passo que este, para praticamente tudo o que exerce na vida diária, necessita do verbo “aprender”, antes de mais nada. No campo do ensino e da educação, cujo foco elementar é justamente obter em troca a aprendizagem de seu público-alvo, nem sempre é possível obter, com grau de efetividade satisfatório, seus objetivos, e isto por conjunturas de toda ordem, mas, sobretudo, as referentes às dificuldades no uso de técnicas e formas de ensino e de aprendizagem que fujam aos habituais modelos. Nesse viés, para a formulação de uma importante conexão entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem, faz-se necessário, em muitas das vezes, a superação dos modelos tradicionais e estanques no decurso daqueles processos, com vistas a tornar estes mais facilitados em diferentes situações, sem que se torne o polo passivo do processo de aprendizagem em um mero “tecnocrata” ou repetidor de fórmulas e conceitos, em clara substituição do “aprender” pelo “decorar”. Nesse sentido, mostrando um maior âmbito da aprendizagem, sustenta BARBOSA (2011) que a aprendizagem é constante em uma mudança de comportamento, por meio de um processo de aquisição e assimilação de padrões novos e formas de perceber, pensar e agir.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de ensinopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleA posição ativa e central do discente no ensino e na aprendizagem em Direito.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples