| dc.identifier.citation | BATISTA, Marcos Brenno Bezerra; VIANA, Hudson Brito; AVILA, Marta Marques. A posição ativa e central do discente no ensino e na aprendizagem em Direito. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A aprendizagem se mostra como componente essencial do desenvolvimento do indivíduo, ao passo que este, para praticamente tudo o que exerce na vida diária, necessita do verbo “aprender”, antes de mais nada. No campo do ensino e da educação, cujo foco elementar é justamente obter em troca a aprendizagem de seu público-alvo, nem sempre é possível obter, com grau de efetividade satisfatório, seus objetivos, e isto por conjunturas de toda ordem, mas, sobretudo, as referentes às dificuldades no uso de técnicas e formas de ensino e de aprendizagem que fujam aos habituais modelos. Nesse viés, para a formulação de uma importante conexão entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem, faz-se necessário, em muitas das vezes, a
superação dos modelos tradicionais e estanques no decurso daqueles processos, com vistas a tornar estes mais facilitados em diferentes situações, sem que se torne o polo passivo do processo de aprendizagem em um mero “tecnocrata” ou repetidor
de fórmulas e conceitos, em clara substituição do “aprender” pelo “decorar”. Nesse sentido, mostrando um maior âmbito da aprendizagem, sustenta BARBOSA (2011) que a aprendizagem é constante em uma mudança de comportamento, por meio de
um processo de aquisição e assimilação de padrões novos e formas de perceber, pensar e agir. | pt_BR |