Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorAlves, Ricardo Henrique Ayres
dc.date.accessioned2025-10-07T09:51:37Z
dc.date.available2025-10-07T09:51:37Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationALVES, R. H. A.. A educação em artes visuais no ensino superior e a pedagogia do vírus em tempos de Covid-19. REVISTA DA FUNDARTE, v. 44, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/876. Acesso em: 30 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17878
dc.description.abstractEste artigo debate alguns aspectos do impacto da epidemia provocada pelo COVID-19 no âmbito da educação em artes visuais no ensino superior, a partir de experiências pessoais do autor e também de pesquisas emergentes que discutem tal tema. Partindo da noção de pedagogia do vírus de Boaventura de Sousa Santos (2020), são discutidos o estabelecimento do ensino remoto, a dicotomia entre teoria e prática assim como o impacto do fechamento das instituições culturais para o ensino de artes visuais. Analisando tais tópicos, é possível aferir que a pandemia impôs novos desafios ao mesmo tempo que deu continuidade a debates já existentes na área, revestindo-os de uma nova emergência diante da suspensão de atividades presenciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFUNDARTEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação em artes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectVisual arts educationpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.titleA educação em artes visuais no ensino superior e a pedagogia do vírus em tempos de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeEducation in visual arts in higher education and the pedagogy of the virus in times of Covid-19pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19179/2319-0868.819/876
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem