Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Francine Nunes de
dc.creatorAldado, Daniela Farias
dc.creatorCunha, Ediane Pereira da
dc.creatorSouza, Simone Santos de
dc.creatorMedeiros, Aline Nunes da Cunha de
dc.date.accessioned2025-10-07T03:45:27Z
dc.date.available2025-10-07T03:45:27Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOUZA, Francine Nunes de; ALDADO, Daniela Farias; CUNHA, Ediane Pereira da; SOUZA, Simone Santos de; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de. Formação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversas. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17868
dc.description.abstractA formação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversas é um tema amplo que norteia a construção de uma sociedade inclusiva e que tem na educação um importante pilar para atingir esse propósito. O ensino, a metodologia, a avaliação, os recursos e a formação inicial e continuada devem estar ancorados em valores alicerçados na igualdade, na equidade e na acessibilidade, na qual todos os estudantes, independentemente das suas condições, sejam elas físicas ou cognitivas, possam participar de forma plena do processo de ensino-aprendizagem. O papel do professor vai muito além de transmitir conhecimentos, ele precisa ser capaz de identificar e compreender a necessidade do aluno e assim adaptar suas práticas pedagógicas de acordo com a especificidade do sujeito. Nesse contexto, a formação de professores para a inclusão é de extrema importância, já que na atual conjuntura, progressivamente vemos mais estudantes com demandas específicas em sala de aula. Apesar das políticas de inclusão que estão sendo efetivadas, muitos professores não se sentem suficientemente preparados ou não sabem como adaptar suas aulas para alunos com algumas especificidades educacionais (Araújo, 2012).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleFormação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples