| dc.creator | Souza, Francine Nunes de | |
| dc.creator | Aldado, Daniela Farias | |
| dc.creator | Cunha, Ediane Pereira da | |
| dc.creator | Souza, Simone Santos de | |
| dc.creator | Medeiros, Aline Nunes da Cunha de | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T03:45:27Z | |
| dc.date.available | 2025-10-07T03:45:27Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Francine Nunes de; ALDADO, Daniela Farias; CUNHA, Ediane Pereira da; SOUZA, Simone Santos de; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de. Formação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversas. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17868 | |
| dc.description.abstract | A formação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversas é um tema amplo que norteia a construção de uma sociedade inclusiva e que tem na educação um importante pilar para atingir esse propósito. O ensino, a metodologia, a avaliação, os recursos e a formação inicial e continuada devem estar ancorados em valores alicerçados na igualdade, na equidade e na acessibilidade, na qual todos os estudantes, independentemente das suas condições, sejam elas físicas ou cognitivas, possam participar de forma plena do processo de ensino-aprendizagem. O papel do professor vai muito além de transmitir conhecimentos, ele precisa ser capaz de identificar e compreender a necessidade do aluno e assim adaptar suas práticas pedagógicas de acordo com a especificidade do sujeito. Nesse contexto, a formação de professores para a inclusão é de extrema importância, já que na atual conjuntura, progressivamente vemos mais estudantes com demandas específicas em sala de aula. Apesar das políticas de inclusão que estão sendo efetivadas, muitos professores não se sentem suficientemente preparados ou não sabem como adaptar suas aulas para alunos com algumas especificidades educacionais
(Araújo, 2012). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | Formação de professores para a inclusão de alunos com demandas educacionais diversas | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |