Mostrar el registro sencillo del ítem
Percepciones del hacer: sobre la producción de materiales educativos institucionales de la vida cotidiana en MALG
| dc.creator | Espirito Santo, Renan Silva do | |
| dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-06T10:01:51Z | |
| dc.date.available | 2025-10-06T10:01:51Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.identifier.citation | ESPIRITO SANTO, R. S. ; SILVA, U. R. . PERCEPCIONES DEL HACER: SOBRE LA PRODUCCIÓN DE MATERIALES EDUCATIVOS INSTITUCIONALES DE LA VIDA COTIDIANA EN MALG. In: Mario Mogrovejo Domínguez; Mirian Celeste Martins; Fernando Miranda. (Org.). GRIETAS Y PROVOCACIONES CONGRESO REGIONAL INSEA AMÉRICA LATINA 2021 CUSCO / PERÚ.. 1ed. Portugal: InSEA Publications Viseu, 2022, v. 1, p. 900-908. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17826 | |
| dc.description.abstract | O trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida a partir da percepção atenta junto às práticas curatoriais, educativas e culturais no cotidiano do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas/RS. O museu é uma instituição acadêmica vinculada ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, sendo um espaço cultural público de aprendizagem de estudantes e da comunidade, da formação de novos públicos através da aproximação com o campo das artes visuais e propositor de novos olhares oriundos das conexões entre tempos e espaços, dentro ou fora do museu. O objetivo é apresentar a produção dos materiais educativos institucionais criados a partir das experiências compartilhadas dentro dos processos curatoriais junto ao museu nos últimos anos. A vivência e acompanhamento ativo das ações realizadas pela instituição cultural permitiram compreender melhor as práticas das diferentes equipes dentro do museu e a projetar materiais pensados para serem trabalhados a partir de dois modos: do institucional para si e para o público. Desse modo, a produção desses materiais possibilita potencializar as práticas educativas dentro do MALG enquanto rede de conexões, seja como desenvolvimento da pesquisa e prática curatorial institucional, envolvendo as equipes do museu, desde o projeto à corporificação de ações culturais; seja como aproximação educativa do público com o espaço cultural, seu acervo, história e prática artística, cultural e social. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | InSEA Publications Viseu | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Artes | pt_BR |
| dc.subject | Museu | pt_BR |
| dc.subject | Materiais educativos | pt_BR |
| dc.subject | Instituição Cultural | pt_BR |
| dc.subject | Museu de arte | pt_BR |
| dc.subject | MALG | pt_BR |
| dc.title | Percepciones del hacer: sobre la producción de materiales educativos institucionales de la vida cotidiana en MALG | pt_BR |
| dc.title.alternative | Percepções do fazer: sobre a produção de materiais educativos institucionais a partir do cotidiano no MALG | pt_BR |
| dc.title.alternative | Perceptions of doing: about the production of institutional educational materials from daily life at MALG | pt_BR |
| dc.type | bookPart | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Artes Visuais: Capítulos de livros [6]
Abrange os arquivos de capítulos de livros da área de Artes Visuais.

