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Projeto Pedagógico Institucional da UFPel 2003
| dc.creator | UFPel, Pró-Reitoria de Administração | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-06T10:01:38Z | |
| dc.date.available | 2025-10-06T10:01:38Z | |
| dc.date.issued | 2003 | |
| dc.identifier.citation | UFPel, Pró-Reitoria de Administração. Projeto Pedagógico Institucional da UFPel 2003. Pelotas: POU, 2003. 16 p. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17825 | |
| dc.description.abstract | Ao discutir-se o Projeto Pedagógico na sua plenitude, é preciso considerar-se que o mesmo não envolve apenas a substituição ou mudança de conteúdos, disciplinas ou componentes curriculares, mas sim toda uma discussão mais vasta, buscando horizontes mais abertos e mais amplos, sobre o ensino superior da atualidade. A situação histórica e social já vinha pressionando a Universidade a rever seus procedimentos. Hoje, a partir dessa conjuntura que privilegia os avanços científico-tecnológicos e a produção globalizada fortemente vinculada às empresas dos países desenvolvidos, as resultantes sociais do aprimoramento tecnológico e a marginalização social, a legitimidade da Universidade precisa ser repensada e revista sob a ótica dessas novas relações históricas. Ao discutir e explicitar os perfis profissionais que atuarão no novo milênio, bem como as concepções de conhecimento e avaliação a serem propostas para o conjunto da Universidade, estarão sendo traçadas as linhas norteadoras dos novos modelos curriculares. As discussões, por outro lado, deverão ser abertas o suficiente, para abarcar as dimensões da cidadania, da liberdade, da individualidade, da sociabilidade, do compromisso com as pessoas, grupos e segmentos sociais, todas essas questões constitutivas da ética. Ressalte-se também que o Projeto Pedagógico deve assegurar a necessária flexibilidade e diversidade nos cursos e programas oferecidos, de forma a melhor atender as diferentes necessidades de seus alunos, às demandas da sociedade e às peculiaridades regionais. Ao priorizar a discussão dessas questões e outras mais, tais como o aumento de oportunidades para ingresso, a educação continuada através da nova modalidade de cursos sequenciais e do oferecimento de oportunidades de ensino à distância, autonomia universitária, o papel dos cursos de pós-graduação na melhoria dos cursos de graduação, a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, estar-se-á delineando uma reestruturação pedagógica que possibilite a UFPEL colocar-se como mediadora a serviço da construção e da constituição de um novo projeto social. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UFPel | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Gestão universitária | pt_BR |
| dc.subject | Universidade | pt_BR |
| dc.subject | UFPel | pt_BR |
| dc.title | Projeto Pedagógico Institucional da UFPel 2003 | pt_BR |
| dc.title.alternative | Projeto Pedagógico Institucional da UFPel: elaborado em 1991 e atualizado em 2003 | pt_BR |
| dc.type | book | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |

