Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMallue, Felipe Garcia
dc.date.accessioned2025-10-02T01:09:10Z
dc.date.available2025-10-02T01:09:10Z
dc.date.issued2025-07-25
dc.identifier.citationMALLUE, Felipe Garcia. A implementação do programa saúde na escola em Pelotas/RS: um estudo qualitativo com profissionais da saúde e da educação. 2025. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17780
dc.description.abstractThe School Health Program (PSE) is a governmental initiative jointly implemented by the Ministry of Health and the Ministry of Education in 2007. Its objective is to contribute to the comprehensive development of children and adolescents through actions aimed at health promotion, prevention, and care. This qualitative research aimed to understand the implementation process of the program in the municipality of Pelotas/RS, with an emphasis on intersectorality and health promotion, as well as to analyze the execution of activities from the perspective of different actors and institutional contexts. The primary methodological strategy for data collection involved semi-structured interviews and field diary records. Eight professionals participated in the study, including three nurses, one physician, three educational coordinators, and one school principal. Data were analyzed using the methodology of Discursive Textual Analysis (ATD).The main findings indicate that the program still exhibits sectoral and fragmented characteristics, largely influenced by a biomedical model, with little variation across the different contexts studied. However, it was observed that when the university, the main support network for the program, was actively involved, the actions took on a more intersectoral, health promotion, and interdisciplinary character, in line with the theoretical foundations of the PSE. Additionally, the research revealed the presence of deep social inequalities in the territories analyzed. In this context, the PSE, when properly implemented, shows potential to work synergistically with other public policies, contributing to the reduction of health inequities from early stages of life, such as childhood and adolescence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectColaboração intersetorialpt_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúde escolarpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleA implementação do programa saúde na escola em Pelotas/RS: um estudo qualitativo com profissionais da saúde e da educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNão localizado.pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5583931088198491pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Inácio Mohnsam Crochemore da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1794421089092202pt_BR
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa governamental implementada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no ano de 2007, com o objetivo de contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como propósito compreender o processo de implementação do programa no município de Pelotas/RS, com ênfase na intersetorialidade e na promoção da saúde, bem como analisar a execução das ações a partir da perspectiva de diferentes atores e contextos institucionais. Como principal estratégia metodológica para a produção dos dados, foram utilizadas entrevistas com roteiro semiestruturado e registros em diário de campo. Participaram da pesquisa oito profissionais, sendo três enfermeiras, uma médica, três orientadoras educacionais e uma diretora escolar. Para a análise dos dados, foi empregada a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os principais achados indicam que o programa ainda apresenta características setoriais, fragmentadas e influenciadas por um modelo biomédico, com poucas variações entre os diferentes contextos investigados. No entanto, observou-se que, nos momentos em que a universidade, principal rede de apoio ao programa, esteve presente, as ações foram desenvolvidas com maior ênfase na intersetorialidade, promoção da saúde e interdisciplinaridade, em consonância com os pressupostos teóricos do PSE. Adicionalmente, a pesquisa evidenciou a presença de profundas desigualdades sociais nos territórios analisados. Nesse contexto, o PSE, quando adequadamente executado, demonstra potencial para atuar em sinergia com outras políticas públicas, contribuindo para a redução das iniquidades em saúde desde as fases iniciais da vida, como a infância e a adolescência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Knuth, Alan Goularte
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem