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História e historiografia da educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas
| dc.creator | Cruz, Fernando Cezar Ripe da | |
| dc.creator | Souza, José Edimar de | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-30T11:38:48Z | |
| dc.date.available | 2025-09-30T11:38:48Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.citation | RIPE, Fernando; SOUZA, J. E. (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2023. v. 2. 272p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/historia-e-historiografia-da-educacao-no-rio-grande-do-sul-4001/. Acesso em: 29 set. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5807-269-0 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17722 | |
| dc.description.abstract | No final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre documentos oficiais e documentos não oficiais. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | EDUCS | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | História da educação | pt_BR |
| dc.subject | Historiografia | pt_BR |
| dc.subject | Rio Grande do Sul (RS) | pt_BR |
| dc.title | História e historiografia da educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas | pt_BR |
| dc.type | book | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
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Departamento de História: Livros [38]
Esta coleção tem por objetivo reunir e divulgar os livros da área do Departamento de História produzidos no âmbito da UFPel.

