Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.creatorSouza, José Edimar de
dc.date.accessioned2025-09-30T11:38:48Z
dc.date.available2025-09-30T11:38:48Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationRIPE, Fernando; SOUZA, J. E. (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativas. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2023. v. 2. 272p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/historia-e-historiografia-da-educacao-no-rio-grande-do-sul-4001/. Acesso em: 29 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5807-269-0
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17722
dc.description.abstractNo final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores tanto no campo da História quanto no da Educação começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura etc., dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre documentos oficiais e documentos não oficiais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUCSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sul (RS)pt_BR
dc.titleHistória e historiografia da educação no Rio Grande do Sul: práticas de educabilidade e instituições educativaspt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Departamento de História: Livros [38]
    Esta coleção tem por objetivo reunir e divulgar os livros da área do Departamento de História produzidos no âmbito da UFPel.

Mostrar el registro sencillo del ítem