Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGil, Natália
dc.creatorAlmeida, Dóris Bittencourt
dc.creatorCruz, Fernando Cezar Ripe da
dc.date.accessioned2025-09-30T11:35:17Z
dc.date.available2025-09-30T11:35:17Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationGIL, Natália ; ALMEIDA, Dóris Bittencourt ; RIPE, Fernando (org.). Educação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em História da Educação. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2024. v. 1. 293p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/educacao-em-perspectiva-historica-coletanea-de-estudos-em-historia-da-educacao-4944/. Acesso em: 29 set. 2025.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5807-358-1
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17721
dc.description.abstractEm perspectiva histórica, a crítica alcança processos já bem estruturados socialmente, através da política, da economia e da cultura. Como afirmou uma vez Marc Ferro, e temos nós próprios testemunhado, a liça em que se dá o embate político contemporâneo é aquela onde se disputa o controle do passado, instância principal da dominação do presente. Também há uma postura epistemológica e o compromisso com novas perspectivas, mais capazes hoje de impelir a se pensar diferente de como se pensava antes. As formas como atualmente se questionam o racismo, a ação disciplinadora da escola ou as inovações de fachada estão na agenda da pesquisa e do ensino da História da Educação como resultado de um reiterado trabalho de crítica dos pressupostos da análise, das perspectivas de interpretação e dos tipos de teorização presentes na área. Assim é que, atualmente, vê-se realizar em muitas salas de aula um fazer, uma prática que entrelaça vivências e memórias, livros e métodos de investigação voltados à desnaturalização da experiência educativa e social. Dessa perspectiva, tanto a aula possibilita compartilhar as realizações da pesquisa na área quanto o ensino faz da aprendizagem um exercício de crítica - das fontes, dos textos, das políticas e das práticas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEDUCSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEducação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em história da educaçãopt_BR
dc.typebookpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18226/9786558073581
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Departamento de História: Livros [38]
    Esta coleção tem por objetivo reunir e divulgar os livros da área do Departamento de História produzidos no âmbito da UFPel.

Mostrar el registro sencillo del ítem