Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em história da educação
| dc.creator | Gil, Natália | |
| dc.creator | Almeida, Dóris Bittencourt | |
| dc.creator | Cruz, Fernando Cezar Ripe da | |
| dc.date.accessioned | 2025-09-30T11:35:17Z | |
| dc.date.available | 2025-09-30T11:35:17Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | GIL, Natália ; ALMEIDA, Dóris Bittencourt ; RIPE, Fernando (org.). Educação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em História da Educação. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2024. v. 1. 293p . Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/educacao-em-perspectiva-historica-coletanea-de-estudos-em-historia-da-educacao-4944/. Acesso em: 29 set. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.isbn | 978-65-5807-358-1 | |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17721 | |
| dc.description.abstract | Em perspectiva histórica, a crítica alcança processos já bem estruturados socialmente, através da política, da economia e da cultura. Como afirmou uma vez Marc Ferro, e temos nós próprios testemunhado, a liça em que se dá o embate político contemporâneo é aquela onde se disputa o controle do passado, instância principal da dominação do presente. Também há uma postura epistemológica e o compromisso com novas perspectivas, mais capazes hoje de impelir a se pensar diferente de como se pensava antes. As formas como atualmente se questionam o racismo, a ação disciplinadora da escola ou as inovações de fachada estão na agenda da pesquisa e do ensino da História da Educação como resultado de um reiterado trabalho de crítica dos pressupostos da análise, das perspectivas de interpretação e dos tipos de teorização presentes na área. Assim é que, atualmente, vê-se realizar em muitas salas de aula um fazer, uma prática que entrelaça vivências e memórias, livros e métodos de investigação voltados à desnaturalização da experiência educativa e social. Dessa perspectiva, tanto a aula possibilita compartilhar as realizações da pesquisa na área quanto o ensino faz da aprendizagem um exercício de crítica - das fontes, dos textos, das políticas e das práticas. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | EDUCS | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | História da educação | pt_BR |
| dc.subject | Política educacional | pt_BR |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.title | Educação em perspectiva histórica: coletânea de estudos em história da educação | pt_BR |
| dc.type | book | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18226/9786558073581 | |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de História: Livros [38]
Esta coleção tem por objetivo reunir e divulgar os livros da área do Departamento de História produzidos no âmbito da UFPel.

