Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBorba, Mariane Furtado
dc.date.accessioned2025-08-26T10:22:40Z
dc.date.available2025-08-19
dc.date.available2025-08-26T10:22:40Z
dc.date.issued2018-07-27
dc.identifier.citationBORBA, Mariane Furtado. Efeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre a proficiência em matemática e português de alunos do ciclo de alfabetização. 2018. 34f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17210
dc.description.abstractThis study proposes to evaluate the effects of the Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Better Early Childhood Program - on Portuguese and Mathematics proficiency of students at the end of the literacy cycle, as measured by school-level average test scores using data from the National Literacy Assessment (ANA) test of 2014. This work seeks to relate the average performance of 3rd grade elementary school students in Mathemathics, reading and writing tests to exposure to the program. The study uses the Differences in Differences strategy for a cross-sectional analysis comparing the performance of the program’s target and non-target groups. The results suggest the existence of positive PIM effects on school grades, especially when exposure to the program begins at an earlier age.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectEarly childhoodpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.titleEfeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre a proficiência em matemática e português de alunos do ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLattesNão localizado.pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-6068-1288pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1139079330866028pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo está em avaliar o efeito do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), sobre a proficiência em português e matemática dos alunos ao fim do ciclo de alfabetização utilizando dados provenientes da prova da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2014. Este trabalho procura relacionar o desempenho médio por escola dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, potencialmente resultantes do Programa, nas provas de matemática, leitura e escrita. O estudo utiliza a estratégia de Diferenças em Diferenças para uma análise de corte transversal comparando o desempenho do grupo alvo e não alvo do programa. Os resultados encontrados sugerem a existência de efeitos positivos do PIM sobre as notas escolares, especialmente quando a exposição ao programa ocorre mais cedo durante a vida.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Organizações e Mercadospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Felipe Garcia
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem