dc.creator | Borba, Mariane Furtado | |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T10:22:40Z | |
dc.date.available | 2025-08-19 | |
dc.date.available | 2025-08-26T10:22:40Z | |
dc.date.issued | 2018-07-27 | |
dc.identifier.citation | BORBA, Mariane Furtado. Efeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre a proficiência em matemática e português de alunos do ciclo de alfabetização. 2018. 34f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17210 | |
dc.description.abstract | This study proposes to evaluate the effects of the Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Better Early Childhood Program - on Portuguese and Mathematics proficiency of students at the end of the literacy cycle, as measured by school-level average test scores using data from the National Literacy Assessment (ANA) test of 2014. This work seeks to relate the average performance of 3rd grade elementary school students in Mathemathics, reading and writing tests to exposure to the program. The study uses the Differences in Differences strategy for a cross-sectional analysis comparing the performance of the program’s target and non-target groups. The results suggest the existence of positive PIM effects on school grades, especially when exposure to the program begins at an earlier age. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Early childhood | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.title | Efeitos do Programa Primeira Infância Melhor sobre a proficiência em matemática e português de alunos do ciclo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não localizado. | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-6068-1288 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1139079330866028 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo está em avaliar o efeito do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), sobre a proficiência em português e matemática dos alunos ao fim do ciclo de alfabetização utilizando dados provenientes da prova da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2014. Este trabalho procura relacionar o desempenho médio por escola dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, potencialmente resultantes do Programa, nas provas de matemática, leitura e escrita. O estudo utiliza a estratégia de Diferenças em Diferenças para uma análise de corte transversal comparando o desempenho do grupo alvo e não alvo do programa. Os resultados encontrados sugerem a existência de efeitos positivos do PIM sobre as notas escolares, especialmente quando a exposição ao programa ocorre mais cedo durante a vida. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Felipe Garcia | |
dc.subject.cnpq1 | ECONOMIA | pt_BR |