• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A construção de indicadores qualitativos de Atenção Psicossocial a partir da avaliação de quarta geração

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Poliana Alves.pdf (1.305Mb)
Data
2014-12-19
Autor
Alves, Poliana Farias
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Na atual política de saúde mental ordenada pelo Ministério da Saúde são instituídos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estes são dispositivos de cunho estratégico para organizar a rede de atenção e cuidado em saúde mental baseandose nos preceitos da Atenção Psicossocial, fundamentando as ações em saúde na superação de ações historicamente instaladas da psiquiatria, na horizontalização das relações, na integralidade das ações no território e na superação da ética da adaptação do usuário ao meio. Com o crescimento destes serviços, cresce também a necessidade de pesquisas avaliativas para uma melhor compreensão da efetivação desta nova política de saúde mental por meio da utilização de indicadores qualitativos, que neste campo ainda se apresentam escassos. O objetivo deste estudo foi de construir indicadores qualitativos de Atenção Psicossocial na perspectiva dos usuários e de seus familiares. Trata-se de um estudo avaliativo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa participativa. O local deste estudo foi um Centro de Atenção Psicossocial do tipo II na cidade de Alegrete/RS. Integraram o estudo nove usuários e nove familiares que participaram de grupos de discussão, negociação e validação dos indicadores qualitativos durante o período em que a coleta de dados se realizou, de 18 de agosto a 2 de setembro de 2014. Os indicadores qualitativos foram construídos a partir da análise dos dados de duas pesquisas avaliativas que utilizaram a metodologia de avaliação de quarta geração, a pesquisa CAPSUL I (2006) e a CAPSUL II (2011). Para a análise dos dados foi utilizado o Método Comparativo Constante. Durante todo percurso desta pesquisa respeitaram-se os preceitos éticos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº 753.374. Os indicadores qualitativos construídos estão relacionados aos seguintes temas: Autonomia, Reinserção Social, Satisfação e Preconceito, totalizando 15 indicadores, sendo estes: Autogestão da renda, aumento da realização das atividades do cotidiano, poder de voz e de negociação, participação social, existência de associações, ampliação da rede social, volta ao trabalho, melhora na comunicação, construção de vínculos de amizade, melhora na qualidade das relações interpessoais, não reinternação ou diminuição destas, bemestar, empoderamento para enfrentar o preconceito, diminuição do preconceito. Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos que utilizam ações estratégicas modificadoras e produtoras de vida, provocando resultados positivos na vida dos seus usuários e de seus familiares.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17203
Collections
  • PPGEnf: Dissertações e Teses [176]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV