Ensaios sobre os determinantes do atraso escolar no Brasil
Resumo
O presente trabalho propôs analisar os fatores associados ao atraso escolar dos adolescentes brasileiros. Através da estimação de um modelo logístico, o primeiro artigo analisa como a origem socioeconômica e insumos educacionais influenciam no atraso escolar. Utilizando-se da base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2011 (SAEB), observamos variáveis relacionadas às características do aluno e de seus familiares e variáveis referentes a atributos das escolas e de seus professores. Devido à endogeneidade apresentada pelas variáveis referentes às escolas, estimamos um modelo logístico controlando para efeitos fixos. Devido ao maior percentual de atraso escolar nas áreas rurais, o trabalho optou por analisar o meio urbano e o meio rural de forma independente. No geral, os resultados encontrados seguem a linha da literatura que defende a origem socioeconômica como o principal determinante dos resultados educacionais. Condições socioeconômicas, de saúde e comportamentos de risco, adotados na adolescência, podem vir a serem obstáculos ao sucesso escolar. O segundo trabalho busca analisar como esses fatores impactam no atraso escolar, utilizando a base de dados longitudinal da coorte de nascimentos de Pelotas de 1993. Os resultados mostram que fatores socioeconômicos, condições de saúde e características comportamentais são importantes preditores do resultado educacional. Comportamentos de risco parecem exercer uma forte influência no desempenho acadêmico. O consumo de álcool, tabaco e a gravidez precoce aumentam de forma significativa às chances de atraso escolar em adolescentes.