dc.creator | Gutierres-Ruivo, Évilin Diniz | |
dc.creator | Rocha, Laurelize Pereira | |
dc.creator | Barlem, Edison Luiz Devos | |
dc.creator | Sena-Castanheira, Janaína | |
dc.creator | Cecagno, Diana | |
dc.creator | Juliano, Laís Farias | |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T09:11:44Z | |
dc.date.available | 2025-08-14T09:11:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Gutierres-Ruivo, Évilin Diniz et al. Análise da fadiga em enfermeiros docentes de universidades públicas brasileiras durante a pandemia da covid-19. Texto Contexto Enferm. 2023. 32:e20230013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2023-0013pt. Acesso em: 7 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17046 | |
dc.description.abstract | Objetivo: analisar a fadiga em enfermeiros docentes de universidades públicas brasileiras durante o trabalho remoto e híbrido na pandemia da Covid-19. Método: estudo de abordagem quantitativa, do tipo transversal, realizado com 318 enfermeiros docentes
de universidades públicas federais e estaduais brasileiras entre os meses de julho a novembro de 2021. Para avaliar a ocorrência de fadiga, utilizou-se a escala Three-Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI) adaptada e validada para o português. Realizou-se a comparação das médias, análise de variância (ANOVA) com emprego do teste de Bonferroni, e teste t. No modelo, permaneceram as variáveis significantes estatisticamente (p< 0,05). Resultados: a média de idade dos participantes foi de 42 anos (± 9,4). A maioria era do sexo feminino 279 (87,7%), 225 (70,8%) tinham filhos e 313 (98,4%) referiram desenvolver atividades domésticas junto com o trabalho remoto. Além das atividades na graduação, 88 (27,7%) docentes também desenvolviam atividades na pós-graduação. Observou-se associação entre o modo de trabalho (totalmente online, híbrido ou presencial) e as dimensões: fadiga física (p= 0,041), fadiga mental (p= 0,001) e fadiga emocional (p= 0,019), e cuidar
dos filhos e ajudar com as atividades escolares durante o trabalho remoto com fadiga física (p=0,012), fadiga mental (p= 0,001) e fadiga emocional (p= 0,000). Conclusão: as diferenças significativas entre o modo de trabalho e as três dimensões de fadiga (física, mental e emocional) permitiram evidenciar o que os enfermeiros docentes da amostra pesquisada identificaram
como esgotamento físico e mental durante e ao final do dia de trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SciELO | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Docentes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject | Universidades | pt_BR |
dc.subject | Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Nursing | pt_BR |
dc.subject | Faculty Nursing | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Teleworking | pt_BR |
dc.subject | Universities | pt_BR |
dc.subject | Fatigue | pt_BR |
dc.title | Análise da fadiga em enfermeiros docentes de universidades públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of fatigue among nurse educators in brazilian public universities during the Covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2023-0013pt | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |