dc.creator | Martins, Rafael Mello | |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T09:48:52Z | |
dc.date.available | 2025-08-12T09:48:52Z | |
dc.date.issued | 2024-08-26 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Rafael Mello. O Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusão. Orientadora: Franciele Roos da Silva Ilha. 2024. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17014 | |
dc.description.abstract | The Parasports Project is developed at the municipal education and sports department
of the city of Pelotas (SMED) with the aim of promoting parasports in the municipality
through actions such as teacher training and paraschool games and with the aim of
promoting parasports in the municipality. The city of Pelotas currently has a large number
of students with intellectual, visual, physical, auditory disabilities and autism spectrum
disorders included in the municipal education network. The study aimed to understand
the contribution of the SMED Pelotas Parasports Project to the continued training and
pedagogical practice of Physical Education teachers. This investigation followed the
assumptions of qualitative research and the research subjects were made up of physical
education teachers from the municipal education network who participated in the actions
of the Paradesporto project, who were selected based on the documentary analysis of
training reports and para-school games provided by Paradesporto. through SMED and
for data collection, a mixed questionnaire and a semi-structured interview were used as
instruments, which were later transcribed and analyzed through content analysis. The
results showed that the majority of teachers in the study contributed to their pedagogical
practice through the actions of the Paradesporto project with the inclusion of parasports
modalities in physical education classes, but there is still a demand for training within the
theme and seen in the actions of the parasports project. in relation to training and
workshops in strategic planning to approach teachers and students with disabilities, an
ideal way to encourage parasports activities in their teaching practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação física adaptada | pt_BR |
dc.subject | Esporte adaptado | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Paradesporto | pt_BR |
dc.subject | Adapted physical education | pt_BR |
dc.title | O Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusão | pt_BR |
dc.title.alternative | The SMED/Pelotas Paradesporto Project as an opportunity for continued training in the teaching practice of Physical Education teachers: challenges of inclusion | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9694090015435559 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5370821019842563 | pt_BR |
dc.description.resumo | A cidade de Pelotas conta atualmente com um grande número de alunos com
deficiência, intelectual, visual, física, auditiva e transtorno do espectro autista inseridos
na rede municipal de ensino. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e
Desporto (SMED) de Pelotas desenvolve o Projeto Paradesporto, visando fomentar o
paradesporto no município através de ações como a capacitações de professores e a
realização de jogos paraescolares. Para tanto, este estudo teve como objetivo
compreender o Projeto do Paradesporto da SMED Pelotas como uma oportunidade de
formação continuada e sua contribuição prática pedagógica dos professores de
Educação Física. Tal investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e os
sujeitos da pesquisa foram 19 professores de educação física da rede municipal de
ensino selecionados pela participação nas ações do projeto Paradesporto a partir da
análise documental dos relatórios de formações e jogos paraescolares fornecidas pelo
Paradesporto. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um
questionário misto e uma entrevista semiestrutura que posteriormente analisadas
através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que para a maioria dos
professores do estudo a participação no Projeto Paradesporto trouxe contribuições para
a sua prática pedagógica, como a inserção de modalidades paradesportivas nas aulas
de educação física. Entretanto, os sujeitos do estudo visualizam que ainda há uma
demanda de formações acerca da temática e sinalizam que as ações do Projeto
Paradesporto de capacitações e oficinas se constituem como um caminho ideal para
fomentar as atividades paradesportivas na sua prática docente, sendo portanto um
planejamento estratégico de aproximação com professores e alunos com deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ilha, Franciele Roos da Silva | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |