Show simple item record

dc.creatorMartins, Rafael Mello
dc.date.accessioned2025-08-12T09:48:52Z
dc.date.available2025-08-12T09:48:52Z
dc.date.issued2024-08-26
dc.identifier.citationMARTINS, Rafael Mello. O Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusão. Orientadora: Franciele Roos da Silva Ilha. 2024. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17014
dc.description.abstractThe Parasports Project is developed at the municipal education and sports department of the city of Pelotas (SMED) with the aim of promoting parasports in the municipality through actions such as teacher training and paraschool games and with the aim of promoting parasports in the municipality. The city of Pelotas currently has a large number of students with intellectual, visual, physical, auditory disabilities and autism spectrum disorders included in the municipal education network. The study aimed to understand the contribution of the SMED Pelotas Parasports Project to the continued training and pedagogical practice of Physical Education teachers. This investigation followed the assumptions of qualitative research and the research subjects were made up of physical education teachers from the municipal education network who participated in the actions of the Paradesporto project, who were selected based on the documentary analysis of training reports and para-school games provided by Paradesporto. through SMED and for data collection, a mixed questionnaire and a semi-structured interview were used as instruments, which were later transcribed and analyzed through content analysis. The results showed that the majority of teachers in the study contributed to their pedagogical practice through the actions of the Paradesporto project with the inclusion of parasports modalities in physical education classes, but there is still a demand for training within the theme and seen in the actions of the parasports project. in relation to training and workshops in strategic planning to approach teachers and students with disabilities, an ideal way to encourage parasports activities in their teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física adaptadapt_BR
dc.subjectEsporte adaptadopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectParadesportopt_BR
dc.subjectAdapted physical educationpt_BR
dc.titleO Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusãopt_BR
dc.title.alternativeThe SMED/Pelotas Paradesporto Project as an opportunity for continued training in the teaching practice of Physical Education teachers: challenges of inclusionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9694090015435559pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5370821019842563pt_BR
dc.description.resumoA cidade de Pelotas conta atualmente com um grande número de alunos com deficiência, intelectual, visual, física, auditiva e transtorno do espectro autista inseridos na rede municipal de ensino. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) de Pelotas desenvolve o Projeto Paradesporto, visando fomentar o paradesporto no município através de ações como a capacitações de professores e a realização de jogos paraescolares. Para tanto, este estudo teve como objetivo compreender o Projeto do Paradesporto da SMED Pelotas como uma oportunidade de formação continuada e sua contribuição prática pedagógica dos professores de Educação Física. Tal investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram 19 professores de educação física da rede municipal de ensino selecionados pela participação nas ações do projeto Paradesporto a partir da análise documental dos relatórios de formações e jogos paraescolares fornecidas pelo Paradesporto. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um questionário misto e uma entrevista semiestrutura que posteriormente analisadas através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que para a maioria dos professores do estudo a participação no Projeto Paradesporto trouxe contribuições para a sua prática pedagógica, como a inserção de modalidades paradesportivas nas aulas de educação física. Entretanto, os sujeitos do estudo visualizam que ainda há uma demanda de formações acerca da temática e sinalizam que as ações do Projeto Paradesporto de capacitações e oficinas se constituem como um caminho ideal para fomentar as atividades paradesportivas na sua prática docente, sendo portanto um planejamento estratégico de aproximação com professores e alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ilha, Franciele Roos da Silva
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record