Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Igor André Corrêa
dc.date.accessioned2025-08-12T09:48:06Z
dc.date.available2025-08-12T09:48:06Z
dc.date.issued2024-08-15
dc.identifier.citationSILVEIRA, Igor André Correa. Formação continuada em rugby tag na educação física escolar: perspectivas dos professores em Pelotas-RS. 2024. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17011
dc.description.abstractContinuing training has been a topic addressed in several studies in the educational field, actions of this kind have demonstrated the potential to contribute to teaching professional development and the expansion of teachers' pedagogical practices. Thus, the objective of this study was to propose a continued training action to introduce the sport modality Rugby Tag in the context of school Physical Education in the city of Pelotas-RS and understand the perception of teachers in relation to the structure, planning and content of this training. The present study presents a qualitative approach with a descriptive character and involved the participation of 5 teachers who responded individually to a questionnaire and an interview, both semi-structured. The main results point to efficient training based on practical experience, which sought to bring theoretical content closer to the participants' school reality. Furthermore, an important role was linked to continuing education actions and mainly dealing with the rugby modality, which is not hegemonic in the environment where it was developed. It is considered that the positive results found were made possible by the sensitivity when planning and developing a continuous training action that allowed, through an elaborate structure, the execution and reflection on the content learned in a constant way and not just punctually.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectRugbypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titleFormação continuada em Rugby Tag na educação física escolar: perspectivas dos/as professores/as em Pelotas-RSpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education in rugby tag in school physical education: perspectives of teachers in Pelotas-RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-3651-5036pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3533393296266279pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2825017436880385pt_BR
dc.description.resumoA formação continuada tem sido um tema abordado em diversos estudos no campo educacional, ações desse gênero tem demonstrado potencial para contribuir no desenvolvimento profissional docente e na ampliação das práticas pedagógicas dos/as professores/as. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi propor uma ação de formação continuada para introduzir a modalidade esportiva Rugby Tag no contexto da Educação Física escolar na cidade de Pelotas-RS e compreender a percepção dos/as professores/as em relação à estrutura, planejamento e conteúdo dessa formação. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa com caráter descritivo e contou com a participação de 5 professores/as aos quais responderam de forma individual um questionário e uma entrevista ambos semiestruturados. Os principais resultados apontam para uma formação eficiente e pautada na experiencia pratica, onde buscou-se aproximar os conteúdos teóricos a realidade escolar dos participantes. Ainda, um papel importante foi atrelado as ações de formação continuada e principalmente tratando da modalidade rugby ao qual não é hegemônica no ambiente onde a foi desenvolvida. Considera-se que os resultados positivos encontrados foram possibilitados pela sensibilidade ao planejar e desenvolver uma ação de formação continuada que permitiu, através de uma estrutura elaborada, a execução e reflexão sobre o conteúdo aprendido de forma constante e não apenas pontual.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Eraldo dos Santos
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples