Memória e devoção franciscana: a iconografia dos tetos dos Conventos Franciscanos do Nordeste
Resumo
Este trabalho aborda os temas iconográficos representados nos tetos dos treze conventos da Ordem de São Francisco, no Nordeste. A nossa motivação se deve ao reconhecimento da carência historiográfica, não apenas sobre a história dos Frades Menores no país, como, também, sobre a escassez de estudos sistemáticos relativos as obras de arte franciscanas. Os tetos são um recorte dentro da amplitude de objetos artístico-arquitetônicos que compreendem o patrimônio material franciscano no Brasil. Para atender às demandas do objeto de estudo aqui apresentado será necessário abordar os principais elementos que o compõem. O primeiro passo dado será a análise da presença dos Frades Menores no Brasil Colonial, tanto no aspecto sóciopolítico quanto no patrimonial. Outro aspecto tratado nesta tese é a natureza artística dos tetos, o que levará à conceituação do termo e as características técnicas das coberturas. O passo seguinte será o detalhamento do acervo dos conventos nordestinos e os resultados das visitações aos edifícios, pontuando as características dos seus tetos. Este trabalho se encerrará com a reflexão iconográfica dos forros, sendo eleitos como temas centrais a questão da representação do Orbe Seráfico, dos filósofos e teólogos, concluindo-se com a figura dogmática da Imaculada Conceição. A estruturação desses eixos investigativos será adotada para melhor se compreender cada pormenor do nosso objetivo inicial, a análise do modo como os religiosos da Ordem dos Frades Menores de São Francisco, residentes nos Conventos localizados no Nordeste, tornaram os seus objetos artísticos como ferramentas de propagação da Fé e da memória.