Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora
dc.creator | Costa, Lauren Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:42:08Z | |
dc.date.available | 2025-07-30 | |
dc.date.available | 2025-08-08T11:42:08Z | |
dc.date.issued | 2023-10-30 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Lauren Silva. Efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora. Orientadora: Suzete Chiviacowsky. 2023. 79f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16934 | |
dc.description.abstract | The present study verified the effects of race stereotype threat on motor learning. The task involved completing an adapted putting golf course made up of four holes, with the aim of hitting the targets with the least number of hits possible. Participants were assigned to four groups, which involved stereotype threat conditions: stereotype threat (yes/no) and two race conditions (black/white). While participants in the threat groups received explicit and/or implicit (indicating race in a questionnaire) instructions activating the race stereotype, participants in groups without activating the stereotype (control) were informed that the task was not influenced by individual differences. The results of the practice demonstrated a significant interaction between blocks and threat conditions, with the threat groups having their performance impaired when compared to the control groups, regardless of race. Regarding learning, an interaction between race and threat condition was observed, with black participants being more negatively affected by stereotype threat compared to white participants. The findings allowed us to conclude that the threat of race stereotypes can equally worsen performance of blacks and whites and motor learning of blacks. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Desempenho motor | pt_BR |
dc.subject | Ameaça de estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Raça | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Motor performance | pt_BR |
dc.subject | Stereotype threat | pt_BR |
dc.subject | Race | pt_BR |
dc.title | Efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of race stereotype threat on motor learning | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3839703613982798 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3676627708423832 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardozo, Priscila Lopes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1712413211458082 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo verificou os efeitos da ameaça de estereótipo de raça na aprendizagem motora. A tarefa envolveu realizar um percurso adaptado para tacadas de putting de golfe, composto por quatro buracos, com a finalidade de acertar os alvos com o menor número de tacadas possíveis. Os participantes foram designados para quatro grupos, que envolveram condições de ameaça de estereótipo (sim/não) e raça (pretos/brancos). Enquanto participantes dos grupos com ameaça recebiam instruções explícitas e/ou implícita (indicar a raça no questionário) ativando o estereótipo de raça, os participantes dos grupos sem ativação do estereótipo (controle) eram informados que a tarefa não sofria influência de diferenças individuais. Os resultados da prática demonstraram interação significativa entre os blocos e as condições de ameaça, com os grupos com ameaça tendo seu desempenho prejudicado quando comparados aos grupos controles, independente da raça. Já em relação à aprendizagem, foi observada interação entre raça e condição de ameaça, sendo observado que os participantes pretos foram mais afetados negativamente pela ameaça de estereótipo em relação aos brancos. Os achados permitiram concluir que a ameaça de estereótipo de raça pode piorar igualmente o desempenho de pretos e brancos e a aprendizagem motora de pretos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [351]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.