dc.creator | Miritz, Helena Kunde | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:41:56Z | |
dc.date.available | 2025-07-30 | |
dc.date.available | 2025-08-08T11:41:56Z | |
dc.date.issued | 2023-12-07 | |
dc.identifier.citation | MIRITZ, Helena Kunde. Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física. 2023. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16933 | |
dc.description.abstract | Physical Education teachers have specific knowledge and repertoires from their
training and thus have the challenge of addressing the knowledge necessary for
training subjects in different contexts. This research focuses on understanding the
formation and construction of the teaching repertoire based on the narratives of
Physical Education Teachers who work in schools in the Rural Area of the city of
Pelotas/RS. To consider the theme presented, the investigation followed a qualitative
nature, characterized by being a biographical study. The research sample was
characterized by intentionality, as this research seeks to reach teachers from the
municipal education network, who work with early years classes and carry out their
work in rural schools. Five Physical Education teachers from five different municipal
schools in the Rural Area of Pelotas/RS participated in this research. For data
collection two instruments were used, the Autobiographical Script and the Semi structured Interview, which were later investigated through content analysis. The
research was approved by the ESEF-UFPEL Ethics Committee and registered under
nº 5,369,368. All participants received and signed the Free and Informed Consent
Form. When analyzing the data presented, it was observed through the information
extracted from the teachers' narratives that each one has their own story, with particular
elements originating from experiences throughout their lives and that these elements
influence the construction of their repertoires and teacher training. Finally, we believe
appropriate to state that talking about lived experiences involves human singularity,
where each person brings elements that mark them and reflect on the way they are
constituted and that this does not occur differently when we approach teacher training
and the construction of repertoire. Teachers, based on their experience, are in constant
training, following paths that are often not linear, building their own ways of meaning
and carrying out on teaching. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Repertório | pt_BR |
dc.subject | Zona rural | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Repertoire | pt_BR |
dc.subject | Countryside | pt_BR |
dc.title | Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching narratives in the initial years in rural areas: repertoires and meanings in the construction of the Physical Education teacher | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3896297338753870 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-8853-719X | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5202830028335096 | pt_BR |
dc.description.resumo | O professor de Educação Física possui saberes e repertórios específicos de sua
formação e assim, tem o desafio de abordar os conhecimentos necessários para a
formação dos sujeitos em diferentes contextos. Esta pesquisa tem como foco a
compreensão da formação e construção do repertório docente a partir das narrativas
de Professores de Educação Física que atuam em escolas na Zona Rural do município
de Pelotas/RS. Para pensar a temática apresentada a investigação seguiu o cunho
qualitativo, caracterizando-se por ser um estudo biográfico. A amostra da pesquisa foi
caracterizada por intencionalidade, visto que essa pesquisa busca atingir professores
da rede municipal de ensino, que atuam com turmas dos anos iniciais e desenvolvem
seus trabalhos em escolas rurais. Participaram da pesquisa, cinco professores de
Educação Física de cinco escolas municipais diferentes da Zona Rural de Pelotas/RS.
Para a coleta de dados utilizamos dois instrumentos, o Roteiro Autobiográfico e a
Entrevista Semiestruturada que posteriormente foram averiguadas através da análise
de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da ESEF-UFPEL e
registrada sob o nº 5.369.368 e faz parte do projeto de dissertação vinculado a linha
de pesquisa de Formação Profissional e Práticas Pedagógicas. Todos os participantes
receberam e assinaram o Termo de consentimento Livre e Esclarecido. Ao analisar os
dados apresentados, vemos através das informações extraídas das narrativas dos
professores, que cada um possui sua história, com elementos particulares originários
das experiências vividas ao longo das suas vidas e que estes elementos influenciam
na construção dos seus repertórios e na formação docente. Por fim, pensamos ser
apropriado afirmar que falar de experiências vivenciadas envolve a singularidade
humana, onde cada um traz elementos que os marcam e refletem na forma de se
constituir e que diferente não ocorre ao abordarmos a formação docente e a
construção de repertório. O professor, a partir daquilo que vivência, está em constante
formação, trilhando caminhos que muitas vezes não são lineares, construindo modos
próprios de significar e realizar sua ação docente. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Afonso, Mariângela da Rosa | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |