• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes - PPGCTS
  • PPGCTS: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - FAEM
  • Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes - PPGCTS
  • PPGCTS: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Oportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de soja

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Fabio Olesiak Fabris.pdf (1.346Mb)
Data
2010-11-30
Autor
Fabris, Fábio Olesiak
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A sustentabilidade de uma empresa de sementes está relacionada à forma como essa percebe as mudanças constantes verificadas no setor e consegue, através dessa percepção, adequar-se às necessidades impostas pelo sistema. O objetivo desse trabalho foi buscar, junto aos clientes de uma empresa de sementes da região do Alto Uruguai-RS, qual a visão desses quanto aos critérios competitivos envolvidos no negócio de sementes de soja e, a partir desse posicionamento, identificar oportunidades e pontos críticos que possam ajudar nas decisões de curto, médio e longo prazo, visando obter, com isso, vantagem competitiva frente aos concorrentes. Para isso foram estabelecidas quatro dimensões competitivas (técnicas, de gestão, de comercialização e de imagem). A pesquisa foi realizada no ano de 2009, através de um questionário aplicado aos 18 principais clientes da empresa, sediados na região noroeste do RS, oeste do PR e centro-sul do MS. Para identificar o desempenho da empresa frente aos concorrentes diretos utilizou-se das informações dos departamentos de marketing, de vendas e técnico da empresa, bem como dos diretores da mesma. A partir dos resultados foi contruída a matriz “Importância x Desempenho”. Os dados mostraram que a empresa precisa avançar em 13 dos 20 critérios, caso priorize vantagem competitiva frente aos concorrentes, pois os mesmos foram enquadrados na zona de melhoramento. No entanto, nenhum dos critérios ficaram nas zonas de excesso ou de ação urgente, mostrando que a empresa consegue equilibrar os mais variados critérios. Isso mostra que a mesma encontra-se, no mínimo, no mesmo nível dos seus concorrentes diretos, sendo superior a esses em alguns pontos importantes como a ética, localização da empresa e negociações via internet.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16920
Collections
  • PPGCTS: Dissertações e Teses [538]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV