Oportunidades e pontos críticos ligados à comercialização de sementes de soja
Resumo
A sustentabilidade de uma empresa de sementes está relacionada à forma
como essa percebe as mudanças constantes verificadas no setor e consegue,
através dessa percepção, adequar-se às necessidades impostas pelo sistema.
O objetivo desse trabalho foi buscar, junto aos clientes de uma empresa de
sementes da região do Alto Uruguai-RS, qual a visão desses quanto aos
critérios competitivos envolvidos no negócio de sementes de soja e, a partir
desse posicionamento, identificar oportunidades e pontos críticos que possam
ajudar nas decisões de curto, médio e longo prazo, visando obter, com isso,
vantagem competitiva frente aos concorrentes. Para isso foram estabelecidas
quatro dimensões competitivas (técnicas, de gestão, de comercialização e de
imagem). A pesquisa foi realizada no ano de 2009, através de um questionário
aplicado aos 18 principais clientes da empresa, sediados na região noroeste do
RS, oeste do PR e centro-sul do MS. Para identificar o desempenho da
empresa frente aos concorrentes diretos utilizou-se das informações dos
departamentos de marketing, de vendas e técnico da empresa, bem como dos
diretores da mesma. A partir dos resultados foi contruída a matriz “Importância
x Desempenho”. Os dados mostraram que a empresa precisa avançar em 13
dos 20 critérios, caso priorize vantagem competitiva frente aos concorrentes,
pois os mesmos foram enquadrados na zona de melhoramento. No entanto,
nenhum dos critérios ficaram nas zonas de excesso ou de ação urgente,
mostrando que a empresa consegue equilibrar os mais variados critérios. Isso
mostra que a mesma encontra-se, no mínimo, no mesmo nível dos seus
concorrentes diretos, sendo superior a esses em alguns pontos importantes
como a ética, localização da empresa e negociações via internet.