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Pelotas entre o porto e a estação ferroviária: patrimônio cultural edificado a espera de revitalização
dc.creator | Bosenbecker, Ângela Cristina | |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T21:51:49Z | |
dc.date.available | 2025-07-24T21:51:49Z | |
dc.date.issued | 2009-12-29 | |
dc.identifier.citation | BOSENBECKER, Ângela Cristina. Pelotas entre o porto e a estação ferroviária: patrimônio cultural edificado a espera de revitalização. 2009. 122f. Dissertação(Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16699 | |
dc.description.abstract | This work aimed to identify the existing potential for implementation of housing of social interest in the port-railway area in Pelotas, from the adaptation and use of the construction capacity and the infrastructure of idle buildings found in this area which is considered of Cultural Heritage interest. In order to do so, the public policies available at the moment will be analyzed, enabling funding of such adaptations for the reuse of these buildings in an insight beyond the simple real estate speculation, in order to avoid the recurrent practice of transferring the poorer populations to other areas. Based on several studies concerning the port-railway area in Pelotas, we will check what these surveys and researches point as well as their contributions to requalify/revitalize the region through the HIS – Habitação de Interesse Social (Social Interest Housing - SIH). Therefore, by crossing the data found in these researches, we elaborated an analysis of the information. In a second moment the promotion and funding policies for the SIH will be identified to use the idle or partially used buildings located in urban centers or historical sites and the types of buildings in the studied area will be identified to enable the priority provision of social housing. Such identifications should necessarily be analyzed by the Cities Ministry and the Culture Ministry as these are responsible for the development of such theme on Federal Government levels. With the result of the several stages of the research we intend to present a criss-crossing result of the constructive potential of the buildings selected in this research, and the identification of funding programs and/or sources which may enable the implementation of these constructions, highlighting the necessity of adaptation or indicating recommendations that may help setting the foundations of the Funding Programs for SIH provisions. Such recommendations may constitute more than one instrument to support City Governments and Programs to decide on the usage of the idle buildings in urban historical sites for social interest housing. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Revitalização | pt_BR |
dc.subject | Reuso | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Habitação de Interesse Social | pt_BR |
dc.title | Pelotas entre o porto e a estação ferroviária: patrimônio cultural edificado a espera de revitalização | pt_BR |
dc.title.alternative | Pelotas between the port and the railway station: cultural heritage built waiting for revitalization | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | Não encontrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | Não encontrado | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de identificar o potencial existente para implantação de habitações de interesse social na área porto-ferroviária de Pelotas, a partir da adequação e utilização da capacidade construtiva e de infra-estrutura de prédios ociosos encontrados nesta área considerada de interesse do Patrimônio Cultural. Para tanto, serão analisadas as políticas públicas disponíveis no momento, que possibilitem o financiamento destas adequações para o reuso destes imóveis numa visão para além da simples especulação do capital imobiliário, de forma a evitar a prática recorrente da transferência da população mais pobre para outras áreas. A partir dos diversos estudos sobre a área porto-ferroviária de Pelotas vamos verificar o que estes levantamentos e pesquisas apontam e quais as contribuições destas para requalificar/revitalizar através da HIS – Habitação de Interesse Social. Assim, através do cruzamento dos dados contidos nestas pesquisas elaboramos uma análise das suas informações. Em um segundo momento serão identificadas as políticas de promoção e financiamento de HIS para ocupação dos imóveis vagos ou subutilizados localizados em centros urbanos ou sítios históricos e identificadas as tipologias de edificações na área em estudo que possibilitem o provimento prioritário da habitação de interesse social. Tais identificações passam necessariamente pela análise das ações do Ministério das Cidades e do Ministério da Cultura que são as pastas responsáveis pelo desenvolvimento deste tema no Governo Federal. Com o resultado das diversas etapas da pesquisa pretendemos apresentar um cruzamento do potencial construtivo das edificações, selecionadas nesta pesquisa, e a identificação de programas e/ou fontes de financiamento que possam viabilizar a implantação dessas construções, evidenciando a necessidade de adequação ou indicando recomendações que possam auxiliar na fundamentação dos Programas de Financiamentos para provisão de HIS. Tais recomendações poderão se constituir em mais um instrumento para apoiar Prefeituras e Programas na determinação dos usos das edificações ociosas em sítios históricos urbanos para habitação de interesse social. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medvedovski, Nirce Saffer | |
dc.subject.cnpq1 | ADMINISTRACAO | pt_BR |