dc.creator | Mattar, Ana Beatriz Magalhães | |
dc.creator | Souza, Marco Aurélio da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T08:31:14Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T08:31:14Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MATTAR, Ana Beatriz Magalhães; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. Do barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebei. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 80–94, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62338. Acesso em: 10 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16669 | |
dc.description.abstract | Nas manifestações da cultura brasileira encontramos distintas maneiras de fazer sons com os pés em acompanhamento à dança, ao canto e à música em um continuum inseparável e na sua maioria de origens ibéricas, africanas ou indígenas. Entre os elementos de dança, canto e música que compõem as narrativas encontradas nessas manifestações, propomos um exame articulado com os trupés do Coco de Tebei de Pernambuco por suas características fortes no sapateado e a singularidade de não utilizar instrumentos musicais durante sua execução. Essa tradição de mais de 100 anos desperta o nosso interesse por suas influências indígenas enquanto elaboração no processo composicional articulado com os estudos das performances afro-ameríndias. Das técnicas dos trupés utilizadas pelos brincantes e sapateios variados dos dançarinos nas manifestações culturais, vários códigos são utilizados para fixar a atenção na ação de quem executa esses movimentos sonoros e em qual momento eles fazem parte da construção coreográfica. Além disso, o “chão” que apoia as técnicas do sapateado podem variar do barro ao palco, da festa ao festival e isso altera seu contexto de análise dramatúrgica entre aspectos importantes e às vezes “invisíveis” ao espectador por onde essas danças são praticadas. Dessa forma, estaremos atentos ao trabalho cênico que parte da pesquisa do sapateado na perspectiva de entender os caminhos e escolhas que a partem do "chão de barro” ao “chão do palco”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFRJ | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Trupés | pt_BR |
dc.subject | Sapateado brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Brazilian tap dance | pt_BR |
dc.subject | Dramartugy | pt_BR |
dc.title | Do barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebei | pt_BR |
dc.title.alternative | From the clay floor to the stage: the dramaturgy of tap dancing at “Coco of Tebei" | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |