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dc.creatorMattar, Ana Beatriz Magalhães
dc.creatorSouza, Marco Aurélio da Cruz
dc.date.accessioned2025-07-23T08:31:14Z
dc.date.available2025-07-23T08:31:14Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMATTAR, Ana Beatriz Magalhães; SOUZA, Marco Aurélio da Cruz. Do barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebei. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 80–94, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62338. Acesso em: 10 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16669
dc.description.abstractNas manifestações da cultura brasileira encontramos distintas maneiras de fazer sons com os pés em acompanhamento à dança, ao canto e à música em um continuum inseparável e na sua maioria de origens ibéricas, africanas ou indígenas. Entre os elementos de dança, canto e música que compõem as narrativas encontradas nessas manifestações, propomos um exame articulado com os trupés do Coco de Tebei de Pernambuco por suas características fortes no sapateado e a singularidade de não utilizar instrumentos musicais durante sua execução. Essa tradição de mais de 100 anos desperta o nosso interesse por suas influências indígenas enquanto elaboração no processo composicional articulado com os estudos das performances afro-ameríndias. Das técnicas dos trupés utilizadas pelos brincantes e sapateios variados dos dançarinos nas manifestações culturais, vários códigos são utilizados para fixar a atenção na ação de quem executa esses movimentos sonoros e em qual momento eles fazem parte da construção coreográfica. Além disso, o “chão” que apoia as técnicas do sapateado podem variar do barro ao palco, da festa ao festival e isso altera seu contexto de análise dramatúrgica entre aspectos importantes e às vezes “invisíveis” ao espectador por onde essas danças são praticadas. Dessa forma, estaremos atentos ao trabalho cênico que parte da pesquisa do sapateado na perspectiva de entender os caminhos e escolhas que a partem do "chão de barro” ao “chão do palco”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFRJpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTrupéspt_BR
dc.subjectSapateado brasileiropt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectBrazilian tap dancept_BR
dc.subjectDramartugypt_BR
dc.titleDo barro ao palco: a dramaturgia do sapateado no Coco de Tebeipt_BR
dc.title.alternativeFrom the clay floor to the stage: the dramaturgy of tap dancing at “Coco of Tebei"pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62338
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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