A construção do discurso político de Nicolás Maduro na campanha eleitoral de 2018 na Venezuela
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar qual foi a identidade política constituída por Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela) durante as eleições presidenciais na Venezuela em 2018, através da análise do seu discurso político.
Para a análise do discurso apresentado, se utilizou como suporte teórico-metodológico a teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015a) e suas categorias de análise, compreendidas como discurso, ponto nodal, articulação, antagonismo e hegemonia. O material empírico que compõe o corpo de análise dessa pesquisa compreende as postagens no perfil oficial de Nicolás Maduro no Facebook, como vídeos de coletivas de imprensa, comícios eleitorais, propagandas políticas e postagens de textos. A análise do material se deu através do software de pesquisa NVivo que permitiu evidenciar as práticas retóricas
discursivas do candidato durante o período analisado. Com isso, se pôde perceber que o discurso político de Nicolás Maduro se estabelece em torno de três pontos nodais: seguridade social, economia e ideologia. A partir da concepção teórica utilizada nesse trabalho, a teoria do discurso, se compreende o estabelecimento da identidade política de Nicolás Maduro por meio da divisão do seu discurso político, que é dada pelo seu antagonismo, que se estabelece nessa análise como sendo os Estados Unidos e a busca por dominação na região da Venezuela. Essa construção antagônica se dá, no discurso político de Maduro, através de sanções e bloqueios promovidos pelo país norte-americano no território venezuelano e que ameaça a soberania e independência do país e do povo latino-americano. Já o adversário político de Nicolás Maduro, Henri Falcón, é colocado como um representante dos Estados Unidos e da oligarquia venezuelana. Com isso, a identidade de Maduro se estabelece como sendo a de o representante legítimo das demandas do povo e que defende os valores do bolivarianismo, estabelecidos pela proteção social, defesa da soberania venezuelana e independência do país.