dc.creator | Goulart, Ísis Marques | |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T23:23:25Z | |
dc.date.available | 2025-07-22 | |
dc.date.available | 2025-07-22T23:23:25Z | |
dc.date.issued | 2025-02-26 | |
dc.identifier.citation | GOULART, Ísis Marques. Análise comparativa dos preços de hortaliças em diferentes canais de comercialização e locais na cidade de Pelotas/RS. 2025. 69 f. Tese (Doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16662 | |
dc.description.abstract | The commercialization of vegetables in Brazil is characterized by price fluctuations
due to seasonality, climate changes, and economic factors, impacting both producers
and consumers. Another factor that may influence vegetable price variations is the
marketing channels. The first study aims to analyze price variations of vegetables
produced in conventional systems, considering seasonality and different marketing
channels and administrative regions of the municipality of Pelotas/RS. Weekly,
between December 2021 and March 2023, nominal selling prices of onions, long-life
tomatoes, and carrots were collected from 18 retail establishments. To analyze the
seasonality of the series, the Centralized Moving Average and Seasonal Price
Indices were used. The results indicated fluctuations in the average prices, with
differences of up to 314% in short periods. The highest average prices per kilogram
of the three crops were more frequently found in the market channels, followed by
supermarkets. The lowest prices for onions and carrots were more often observed in
open-air markets in the administrative regions of Centro, São Gonçalo, and Laranjal.
The second study aims to examine price variations at the Arpa-Sul fairs operating in
Pelotas according to their locations. For this purpose, weekly data was collected
between December 2021 and March 2023 on four vegetables (onion, carrot, gaúchotype tomato, Italian-type tomato, and pink-type potato) sold at fairs held in three
central locations in the city. After data processing, an analysis of variance (ANOVA)
was conducted, which found no significant differences in the prices practiced at these
fairs for all studied vegetables. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Comercialização de hortaliças | pt_BR |
dc.subject | Variação de preços | pt_BR |
dc.subject | Sazonalidade | pt_BR |
dc.subject | Canais de comercialização | pt_BR |
dc.subject | Vegetable commercialization | pt_BR |
dc.subject | Price variation | pt_BR |
dc.subject | Seasonality | pt_BR |
dc.subject | Marketing channels | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa dos preços de hortaliças em diferentes canais de comercialização e locais na cidade de Pelotas/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative analysis of vegetable prices in different marketing channels and locations in the city of Pelotas/RS | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5343419086873465 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2136655885281310 | pt_BR |
dc.description.resumo | A comercialização de hortaliças no Brasil é marcada por oscilações de preços
devido à sazonalidade, mudanças climáticas e fatores econômicos, impactando
tanto produtores quanto consumidores. Outros fatores que podem exercer influência
quanto à variação de preços de hortaliças são os canais de comercialização. Na
primeira pesquisa se tem como objetivo analisar as variações dos preços de
hortaliças produzidas em sistemas convencionais, segundo a sazonalidade e em
diferentes canais de comercialização e regiões administrativas do município de
Pelotas/RS. Foram coletados semanalmente, entre dezembro de 2021 e março de
2023, os preços nominais de venda da cebola, tomate tipo longa vida e cenoura em
18 estabelecimentos varejistas. Para analisar a sazonalidade das séries utilizou-se a
Média Móvel Centralizada e os Índices Estacionais de Preços. Os resultados
indicaram flutuações nos valores médios praticados, com diferenças de até 314%
em curtos períodos. As médias dos preços mais elevadas na comercialização do
quilo das três culturas ocorreram com maior frequência nos canais mercado seguido
dos canais supermercados. E os preços mais baixos praticados para o quilo da
cultura da cebola e da cenoura foram mais frequentes nos canais de
comercialização feiras livres, nas regiões administrativas Centro, São Gonçalo e
Laranjal. A segunda pesquisa tem como objetivo estudar nas feiras da Arpa-Sul que
atuam no município de Pelotas as variações nos preços conforme a localização
destas. Para isso, foram coletados semanalmente, entre dezembro de 2021 e março
de 2023, os preços de quatro hortaliças (cebola, cenoura, tomate tipo gaúcho,
tomate tipo italiano e batata tipo rosa), comercializadas nas feiras, realizadas em
três pontos centrais da cidade. Após tratamento dos dados, realizou-se a análise de
variância (ANOVA) onde não se verificou diferença significativa entre os preços
praticados nas referidas feiras, para todas as hortaliças estudadas. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mauch, Carlos Rogério | |
dc.subject.cnpq1 | AGRONOMIA | pt_BR |