Show simple item record

dc.creatorRotta, Giovanni Ourique
dc.date.accessioned2025-07-09T20:43:15Z
dc.date.available2025-07-09
dc.date.available2025-07-09T20:43:15Z
dc.date.issued2022-08-12
dc.identifier.citationROTTA, Giovanni Ourique. A poluição visual e as leis de ordenamento do aparato publicitário: a percepção do usuário em centros comerciais de cidades de diferentes escalas. Orientadora: Adriana Portella. 2022. 245 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16512
dc.description.abstractThe present dissertation belongs to the scope of applied social sciences, in the research line of environmental perception, and of architecture and urbanism. It encompasses the theme of visual pollution caused by the disorderly use of advertising apparatus in cities of different scales. The research problem is configured from the lack of legislation that considers the user's perception for the ordering of advertising apparatus. Therefore, we seek to answer the following question: considering the user's perception, how to solve the problem of visual pollution caused by the disorderly use of advertising apparatus in cities of different scales? This premise aims to define recommendations for the implementation of laws governing the advertising apparatus that value the user's perception in cities of different scales. For this, the cases of three cities are studied, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, São Paulo, capital of the state of São Paulo and Caxias do Sul, also in Rio Grande do Sul. Santo Ângelo is the primary case study, the focus of this work, while the other two cities are secondary case studies. Regarding the methodology adopted, in addition to the bibliographic review and analysis of the legislation of these centers, its sought to work with interviews and focus groups as methods of understanding the perception of users. The results show that citizens who live in cities that have their advertising apparatus in order have a positive perspective on these laws. On the other hand, in a municipality where they are absent, it was noticed that, when discussions were held on the subject, different groups of users tend to also suggest a positive acceptance. Finally, guidelines are presented that may serve as fomentation material for discussions that contribute to the improvement of the urban landscape in small and medium-scale cities, based on public policies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição visualpt_BR
dc.subjectLeis de ordenamentopt_BR
dc.subjectAparato publicitáriopt_BR
dc.subjectCentros comerciaispt_BR
dc.titleA poluição visual e as leis de ordenamento do aparato publicitário : a percepção do usuário em centros comerciais de cidades de diferentes escalaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6500051834135113pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4017049122315867pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação pertence ao escopo das ciências sociais aplicadas, na linha de pesquisa da percepção ambiental, e da arquitetura e urbanismo. Engloba o tema da poluição visual causada pelo uso desordenado de aparatos publicitários em cidades de diferentes escalas. O problema de pesquisa se configura a partir da carência de legislações que consideram a percepção do usuário para o ordenamento de aparatos publicitários. Sendo assim, procura-se responder a seguinte pergunta: considerando a percepção do usuário, como solucionar o problema da poluição visual causado pelo uso desordenado de aparatos publicitários em cidades de diferentes escalas? Tal premissa tem como objetivo definir recomendações para a implementação de leis de ordenamento do aparato publicitário que prezem a percepção do usuário em cidades de diferentes escalas. Para isso, estudam-se os casos de três cidades, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, São Paulo, capital do estado de São Paulo e Caxias do Sul, também no Rio Grande do Sul. Santo Ângelo é o caso de estudo primário, enfoque deste trabalho, enquanto as outras duas cidades são casos de estudo secundários. Com respeito à metodologia adotada, além da revisão bibliográfica e análise das legislações desses centros, buscou-se trabalhar com entrevistas e grupos focais como métodos de entendimento da percepção dos usuários. Os resultados apresentam que os cidadãos que vivem em cidades que têm seus aparatos publicitários ordenados têm uma perspectiva positiva dessas leis. Por outro lado, em município em que as mesmas são ausentes, percebeu-se que, no momento que feita discussões sobre o assunto, diferentes grupos de usuários tendem a sugerir, também, uma positiva aceitação. Por fim, são apresentadas diretrizes que podem vir a servir como material de fomento para discussões que contribuam com a melhora da paisagem urbana em cidades de pequena e média escala, a partir de políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Portella, Adriana Araújo
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record