dc.creator | Coelho, Gustavo Gabriel | |
dc.creator | Reinehr, Nathalia Vitória | |
dc.creator | Miranda, Ana Ruth Moresco | |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T11:43:51Z | |
dc.date.available | 2025-06-30T11:43:51Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | COELHO, Gustavo Gabriel; REINEHR, Nathalia Vitória; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Desafios ortográficos na escrita das vogais /e/, /ε/, /o/ E /ɔ/ em língua inglesa por falantes do português brasileiro. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 33., 2024, Pelotas. Anais... Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16380 | |
dc.description.abstract | O
sistema vocálico inglês é constituído por doze fonemas em posição tônica e mais
três ditongos (YAVAS, 2006, p. 78) assim distribuídos em relação ao português: i)
aqueles que também aparecem no sistema vocálico do PB: /i/, /u/, /e/, /ε/, /a/, /ɔ/,
/o/, e /u/; e ii) aqueles que são específicos do sistema do Inglês: /æ/, /ʌ/, /ɪ/ e /ʊ/; e
iii) ditongos: /aɪ/, /aʊ/, /ej/, /oʊ/ e /ɔɪ/. Além disso, no Inglês há a influência de
aspectos de alongamento vocálico (BARBOZA, 2008), o que não ocorre no PB.
Dessa forma, os aprendizes de inglês como língua adicional, além adquirir novos
fonemas vocálicos, têm como principal desafio a divergência da fonologia com a
escrita, visto que a relação fonema-grafema no inglês é bastante irregular e
opaca, apresentando uma relação mais próxima com a morfologia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFPel | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Fonema-grafema | pt_BR |
dc.subject | Morfologia | pt_BR |
dc.title | Desafios ortográficos na escrita das vogais /e/, /ε/, /o/ E /ɔ/ em língua inglesa por falantes do português brasileiro | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |