Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBarros, Luana Medina de
dc.date.accessioned2025-06-13T16:23:31Z
dc.date.available2025-06-13
dc.date.available2025-06-13T16:23:31Z
dc.date.issued2021-08-13
dc.identifier.citationBARROS, Luana Medina de. As contribuições da educação musical para a inclusão de estudantes com autismo no contexto escolar: uma revisão integrativa. Orientadora: Síglia Pimentel Hoher Camargo. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16150
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the contributions of music education to the inclusion of children with ASD in the scholarly context. Through a integrative review, national and international papers were analyzed on what has been produced and what contributions have been made for music education, autism, and inclusion as conduction strategies of music classes, to meet the educational needs of this audience. Searches for studies were performed in digital databases such as CAPES, SciELO, ABEM, ANPPOM, and Google Scholar, with the following keywords: music education, autism, and inclusion, in Portuguese and English. Four international peer-reviewed articles and 16 national pieces of research were found. The review indicates meager studies and researches on the triad of music education, autism, and inclusion. A scarcity is seen in both national and international studies regarding the contributions of music education for the inclusion of children with autism in the scholarly context, which contributes to the limitation of qualified teaching and insertion strategies for students with ASD. Possible adaptation strategies for teaching music classes to include students with autism are presented and discussed. The research highlights previous findings and points to the need for future research on the subject, carrying out studies that demonstrate the effectiveness and feasibility of the suggested strategies, pointing to evidence-based practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleAs contribuições da educação musical para a inclusão de estudantes com autismo no contexto escolar: uma revisão integrativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5750284311565417pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1925189093877793pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo foi analisar as contribuições da educação musical para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto escolar. Através de uma revisão integrativa, estudos nacionais e internacionais foram analisados sobre o que tem sido produzido e quais as contribuições sobre educação musical, autismo e inclusão quanto a estratégias de condução das aulas de música para atender as necessidades educacionais desse público. As buscas por estudos foram realizadas em bases de dados digitais, como Capes, Scielo, ABEM, ANPPOM e Google Acadêmico, com as seguintes palavras-chave: educação musical, autismo e inclusão, em português e inglês. Foram encontrados quatro artigos internacionais revisados por pares e 16 pesquisas nacionais. A revisão aponta exíguos estudos e pesquisas sobre a tríade educação musical, autismo e inclusão. Percebe-se que a escassez de estudos, tanto nacionais quanto internacionais, sobre as contribuições da educação musical na inclusão de crianças com autismo no contexto escolar contribui para a limitação de estratégias de ensino e inserção com qualidade para o aluno com TEA. Possíveis estratégias de adaptação para o ensino das aulas de música para incluir alunos com autismo são apresentadas e discutidas. A pesquisa evidencia achados anteriores e aponta para a necessidade de pesquisas futuras sobre o assunto, realizando estudos que demonstrem a eficácia e a viabilidade das estratégias sugeridas, apontando para práticas baseadas em evidências.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Camargo, Síglia Pimentel Höher
dc.subject.cnpq1EDUCACAOpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem