Mostrar el registro sencillo del ítem
Cabotagem no Brasil: análise estrutural e avaliação dos impactos econômicos e ambientais da Lei BR do Mar
| dc.creator | Simões, Carolina de Lima | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-28T12:30:26Z | |
| dc.date.available | 2025-05-28T12:30:26Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-31 | |
| dc.identifier.citation | Simões, Carolina de Lima. Cabotagem no Brasil: Análise Estrutural e Avaliação dos Impactos Econômicos e Ambientais da Lei BR do Mar. Orientador: Gabrielito Rauter Menezes. 2025. 144 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15990 | |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze coastal shipping (cabotage) in Brazil through two complementary approaches: the structure of the maritime logistics network and the economic and environmental impacts of public policy established by Law No. 14.301/2022 (BR do Mar). In the first part, complex network theory is applied to evaluate the connectivity among Brazilian ports, using topological indicators based on short-distance maritime flows. The results reveal a dense but highly concentrated network, dominated by key logistical hubs, highlighting the need for improved port decentralization. In the second part, a Computable General Equilibrium (CGE) model is employed—specifically the multiregional and multisectoral Brazilian Economic Analysis (BREA) model—to simulate productivity increase scenarios in cabotage (5%, 15%, and 30%). The estimated impacts include changes in GDP, welfare, household consumption, sectoral output, CO₂ emissions, and regional transport supply. The findings indicate moderate economic gains, regional inequality reduction, and significant emission decreases in areas heavily reliant on road freight. Sensitivity analysis confirms the robustness of the results. This dissertation contributes by integrating network analysis with economic modeling, offering empirical evidence to support the development of more effective and sustainable transport policies in Brazil. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
| dc.subject | Transporte | pt_BR |
| dc.subject | BR do Mar | pt_BR |
| dc.subject | Redes complexas | pt_BR |
| dc.subject | Equilíbrio Geral Computável | pt_BR |
| dc.subject | Cabotage | pt_BR |
| dc.subject | Transport | pt_BR |
| dc.subject | Complex Networks | pt_BR |
| dc.subject | Computable General Equilibrium | pt_BR |
| dc.title | Cabotagem no Brasil: análise estrutural e avaliação dos impactos econômicos e ambientais da Lei BR do Mar | pt_BR |
| dc.title.alternative | Cabotage in Brazil: Structural Analysis and Assessment of the Economic and Environmental Impacts of the BR do Mar Law | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-4655-5442 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7116189913585084 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0001-7649-5132 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7693830866855994 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Gonçalves, Rodrigo da Rocha | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9634921185663542 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co2 | Lima, Cícero Zanetti de | |
| dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1600299048540789 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo analisar a navegação de cabotagem no Brasil sob duas abordagens complementares: a estrutura da rede logística e os impactos econômicos e ambientais da política pública instituída pela Lei nº 14.301/2022 (BR do Mar). Na primeira etapa, emprega-se a teoria das redes complexas para avaliar a conectividade entre os portos brasileiros, com base em indicadores topológicos aplicados aos fluxos marítimos de curta distância. Os resultados indicam a existência de uma rede densa, porém concentrada, com predominância de alguns hubs logísticos, o que sugere a necessidade de ampliação da capilaridade portuária. Na segunda etapa, utiliza-se a metodologia de Equilíbrio Geral Computável (EGC), por meio do modelo multirregional e multissetorial Brazilian Economic Analysis (BREA), para simular cenários de aumento da produtividade da cabotagem (5%, 15% e 30%). Os efeitos estimados abrangem o PIB, o bem-estar da população, o consumo, a produção setorial, as emissões de CO₂ e a oferta de transporte inter e intrarregional. Os resultados demonstram ganhos econômicos moderados, redução de desigualdades regionais e diminuição das emissões em regiões dependentes do modal rodoviário. A análise de sensibilidade confirma a robustez dos resultados. A tese contribui ao integrar metodologias de redes e de simulação econômica, oferecendo evidências empíricas para o aprimoramento das políticas públicas de transporte e logística no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes, Gabrielito Rauter | |
| dc.subject.cnpq1 | ECONOMIA | pt_BR |

