| dc.creator | Simões, Carolina de Lima | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-28T12:30:26Z | |
| dc.date.available | 2025-05-28T12:30:26Z | |
| dc.date.issued | 2025-03-31 | |
| dc.identifier.citation | Simões, Carolina de Lima. Cabotagem no Brasil: Análise Estrutural e Avaliação dos Impactos Econômicos e Ambientais da Lei BR do Mar. Orientador: Gabrielito Rauter Menezes. 2025. 144 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15990 | |
| dc.description.abstract | This dissertation aims to analyze coastal shipping (cabotage) in Brazil through two
complementary approaches: the structure of the maritime logistics network and the
economic and environmental impacts of public policy established by Law No.
14.301/2022 (BR do Mar). In the first part, complex network theory is applied to
evaluate the connectivity among Brazilian ports, using topological indicators based
on short-distance maritime flows. The results reveal a dense but highly concentrated
network, dominated by key logistical hubs, highlighting the need for improved port
decentralization. In the second part, a Computable General Equilibrium (CGE) model
is employed—specifically the multiregional and multisectoral Brazilian Economic
Analysis (BREA) model—to simulate productivity increase scenarios in cabotage
(5%, 15%, and 30%). The estimated impacts include changes in GDP, welfare,
household consumption, sectoral output, CO₂ emissions, and regional transport
supply. The findings indicate moderate economic gains, regional inequality reduction,
and significant emission decreases in areas heavily reliant on road freight. Sensitivity
analysis confirms the robustness of the results. This dissertation contributes by
integrating network analysis with economic modeling, offering empirical evidence to
support the development of more effective and sustainable transport policies in
Brazil. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
| dc.subject | Transporte | pt_BR |
| dc.subject | BR do Mar | pt_BR |
| dc.subject | Redes complexas | pt_BR |
| dc.subject | Equilíbrio Geral Computável | pt_BR |
| dc.subject | Cabotage | pt_BR |
| dc.subject | Transport | pt_BR |
| dc.subject | Complex Networks | pt_BR |
| dc.subject | Computable General Equilibrium | pt_BR |
| dc.title | Cabotagem no Brasil: análise estrutural e avaliação dos impactos econômicos e ambientais da Lei BR do Mar | pt_BR |
| dc.title.alternative | Cabotage in Brazil: Structural Analysis and Assessment of the Economic and Environmental Impacts of the BR do Mar Law | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0003-4655-5442 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7116189913585084 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0001-7649-5132 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7693830866855994 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Gonçalves, Rodrigo da Rocha | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9634921185663542 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co2 | Lima, Cícero Zanetti de | |
| dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1600299048540789 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo analisar a navegação de cabotagem no Brasil sob duas
abordagens complementares: a estrutura da rede logística e os impactos
econômicos e ambientais da política pública instituída pela Lei nº 14.301/2022 (BR
do Mar). Na primeira etapa, emprega-se a teoria das redes complexas para avaliar a
conectividade entre os portos brasileiros, com base em indicadores topológicos
aplicados aos fluxos marítimos de curta distância. Os resultados indicam a existência
de uma rede densa, porém concentrada, com predominância de alguns hubs
logísticos, o que sugere a necessidade de ampliação da capilaridade portuária. Na
segunda etapa, utiliza-se a metodologia de Equilíbrio Geral Computável (EGC), por
meio do modelo multirregional e multissetorial Brazilian Economic Analysis (BREA),
para simular cenários de aumento da produtividade da cabotagem (5%, 15% e 30%).
Os efeitos estimados abrangem o PIB, o bem-estar da população, o consumo, a
produção setorial, as emissões de CO₂ e a oferta de transporte inter e intrarregional.
Os resultados demonstram ganhos econômicos moderados, redução de
desigualdades regionais e diminuição das emissões em regiões dependentes do
modal rodoviário. A análise de sensibilidade confirma a robustez dos resultados. A
tese contribui ao integrar metodologias de redes e de simulação econômica,
oferecendo evidências empíricas para o aprimoramento das políticas públicas de
transporte e logística no Brasil. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes, Gabrielito Rauter | |
| dc.subject.cnpq1 | ECONOMIA | pt_BR |