Show simple item record

dc.creatorRomig, Karen Laiz Krause
dc.creatorWeiduschadt, Patrícia
dc.date.accessioned2025-05-23T22:56:54Z
dc.date.available2025-05-23T22:56:54Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationROMIG, Karen Laiz Krause; WEIDUSCHADT, Patrícia. Reflexões iniciais sobre a cultura material escolar da Escola dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1970 - 1990). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p.101-107.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15968
dc.description.abstractEste texto busca trazer reflexões iniciais sobre a materialidade da cultura escolar da Escola Dominical da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). A Escola Dominical é uma ação desenvolvida em diferentes denominações religiosas, e na IELB15 ganhou força ganhou força a partir da década de 1970, quando as escolas paroquiais foram perdendo força para a predominâncias das escolas públicas rurais. Quando isso ocorre, a igreja se organiza para criar uma nova estratégia a fim de manter e ensinar as crianças nos preceitos doutrinários. O principal objetivo deste trabalho é demonstrar algumas materialidades que a Escola Dominical utilizou, que também estiveram presentes em escolas regulares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectEscola dominicalpt_BR
dc.subjectIELBpt_BR
dc.titleReflexões iniciais sobre a cultura material escolar da Escola dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (1970 - 1990)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

  • PPGE: Trabalhos em eventos [46]
    Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.

Show simple item record