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dc.creatorKuster, Weliton Barbosa
dc.creatorWeiduschadt, Patrícia
dc.date.accessioned2025-05-22T13:09:09Z
dc.date.available2025-05-22T13:09:09Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationKUSTER, Weliton Barbosa; WEIDUSCHADT, Patrícia. “Santa e dolorosa tarefa”: a educação de surdos a partir do congresso de Milão (1880). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p.160-164.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15952
dc.description.abstractAo longo dos anos, as abordagens e práticas voltadas à educação de surdos variou amplamente em todo o mundo. Antes do século XVIII, a falta de um sistema educacional formal para esses sujeitos fez com que suas necessidades fossem sistematicamente negligenciadas. Em finais do século XVIII e início do XIX, duas abordagens principais passam a ganhar mais destaque: o método por sinais e o método oral. Mesmo que a metodologia que envolvia sinais fosse popular em várias partes do mundo e tivesse um número significativo de adeptos, é o método oral que vai ganhar mais evidência, especialmente em países europeus. Essas duas vertentes vão gerar debates acalorados com relação a qual seria a melhor abordagem para a educação de surdos. Defensores do método oral, também chamados oralistas, acreditavam que a fala era essencial para que houvesse a real integração dos surdos numa sociedade de ouvintes, ponderando que o uso de sinais defendido pelos chamados gestualistas levava à segregação da pessoa surda já que ela não poderia se comunicar com aqueles que eram ouvintes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistória da Educação Especialpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.title“Santa e dolorosa tarefa”: a educação de surdos a partir do congresso de Milão (1880)pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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