Mostrar el registro sencillo del ítem
“Santa e dolorosa tarefa”: a educação de surdos a partir do congresso de Milão (1880)
dc.creator | Kuster, Weliton Barbosa | |
dc.creator | Weiduschadt, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2025-05-22T13:09:09Z | |
dc.date.available | 2025-05-22T13:09:09Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | KUSTER, Weliton Barbosa; WEIDUSCHADT, Patrícia. “Santa e dolorosa tarefa”: a educação de surdos a partir do congresso de Milão (1880). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p.160-164. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15952 | |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, as abordagens e práticas voltadas à educação de surdos variou amplamente em todo o mundo. Antes do século XVIII, a falta de um sistema educacional formal para esses sujeitos fez com que suas necessidades fossem sistematicamente negligenciadas. Em finais do século XVIII e início do XIX, duas abordagens principais passam a ganhar mais destaque: o método por sinais e o método oral. Mesmo que a metodologia que envolvia sinais fosse popular em várias partes do mundo e tivesse um número significativo de adeptos, é o método oral que vai ganhar mais evidência, especialmente em países europeus. Essas duas vertentes vão gerar debates acalorados com relação a qual seria a melhor abordagem para a educação de surdos. Defensores do método oral, também chamados oralistas, acreditavam que a fala era essencial para que houvesse a real integração dos surdos numa sociedade de ouvintes, ponderando que o uso de sinais defendido pelos chamados gestualistas levava à segregação da pessoa surda já que ela não poderia se comunicar com aqueles que eram ouvintes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | “Santa e dolorosa tarefa”: a educação de surdos a partir do congresso de Milão (1880) | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Trabalhos em eventos [46]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Educação.