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dc.creatorPires, Guilherme Felipe
dc.date.accessioned2025-04-29T15:09:26Z
dc.date.available2025-04-29T15:09:26Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationPIRES, Guilherme Felipe. Uma análise sobre dois manuais de aritmética no período dos setecentos luso. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 165-170.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15836
dc.description.abstractO presente estudo, está inserido no campo da História da Educação Matemática, vem analisando como se dava o ensino de números fracionários em manuais pedagógicos produzidos em Portugal durante o século XVIII. Este projeto, está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, com autoria de Guilherme Felipe Pires e orientação do Prof. Dr. Fernando Ripe, examina como esses manuais refletiam práticas sociais e influências culturais da época. A pesquisa se fundamenta na circulação de saberes matemáticos, considerando a produção e disseminação de impressos pedagógicos como objetos centrais de análise. Metodologicamente, utiliza a análise documental para investigar o contexto e as proposições educativas dos manuais. Resultados preliminares indicam que o ensino dos números fracionários era limitado e baseado na memorização e exemplificação de situações reais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherASPHEpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectManuais pedagógicospt_BR
dc.titleUma análise sobre dois manuais de aritmética no período dos setecentos lusopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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