dc.identifier.citation | ALFLEN, Mara Inês; MANKE, Lisiane Sias. Jornais escolares e livros didáticos: a cultura histórica a partir de materiais escolares da primeira metade do século XX. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 29., 2024. Bagé. Caderno de resumos [...]. Bagé: Unipampa, 2024. p. 295-299. | pt_BR |
dc.description.abstract | A História do Ensino de História tem centrado-se em análises que partem principalmente do livro didático de História, de modo que, ao longo das últimas décadas, o livro didático passou a ser mais visado pelos pesquisadores, como fonte e objeto de
pesquisa, em uma tentativa de desmistificar esse complexo objeto cultural, que faz parte do cenário escolar brasileiro desde o século XIX. (BITTENCOURT, 1993, p.5 ) De tal maneira, se faz necessário ressaltar que o livro didático foi, nesse contexto, material norteador, tanto para professores como para alunos nas aulas de história, sendo importante colaborador para a formação da consciência e cultura histórica de várias gerações. O objetivo deste texto é apresentar brevemente a pesquisa de mestrado, em fase inicial, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, na linha de Cultura e Ensino, na Universidade Federal de Pelotas. | pt_BR |