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dc.creatorGonçalves , Enilson Silva
dc.date.accessioned2025-04-26T13:29:23Z
dc.date.available2025-04-25
dc.date.available2025-04-26T13:29:23Z
dc.date.issued2023-07-24
dc.identifier.citationGONÇALVES, Enilson Silva. Honneth: a reatualização da filosofia social de Hegel a partir da esfera do amor, 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15816
dc.description.abstractHonneth, conceives Hegel's system as a process to be updated, since his theory is intrinsic to the Hegelian philosophical system formulated in his epistemological break with modern philosophy. Honneth discusses three fundamental questions in his reading of Hegel's Philosophy of Law that helped us to understand how to think about two concepts, recognition and Love and the interconnection between these concepts themselves and how each of the philosophers developed. Honneth re-updates Hegel's social and political philosophy, engendering the internal logic of the Hegelian dialectical system. Recognition for Honneth is not exactly culture or identity, but must be understood as a reciprocal expectation of behaviors that mutually form the intersubjective conditions for the realization of individual freedom. Honneth seeks to converge the theoretical perspectives of understanding intersubjective relationships in a non-unidimensional way of analyzing subjective relationships as being able to preserve the affirmation of recognizing in the other. The main argument for updating the Hegelian system aims to rebuild the theory of recognition with an intersubjective demand for a new social philosophy presenting Love as the first pattern of recognition responsible not only for selfconfidence, but as a condition of possibility for a future participation of the sphere publicity and freedom and thus realize itself while fighting for emancipation from the suffering of indetermination. Diagnosis of experiences of disrespect identifying social pathologies that obstruct the emancipation of subjects. Therefore, the idea of thinking about subjective relationships based on action and its practical interactions, and only on the reciprocal expectation of these behaviors, in the way of social action in contemporary society. Thus, the dimension of Love becomes effective in the world as an autonomy as an action of intersubjective recognition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectReatualizaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectLiberdade e amorpt_BR
dc.subjectUpdatept_BR
dc.subjectRecognitionpt_BR
dc.subjectFreedom and lovept_BR
dc.titleHonneth: a reatualização da filosofia social de Hegel a partir da esfera do amorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8055143739729326pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8367592283546125pt_BR
dc.description.resumoHonneth, concebe o sistema de Hegel como um processo a ser reatualizado, uma vez que sua teoria está intrínseca ao sistema filosófico hegeliano formulado na sua ruptura epistemológica à filosofia moderna. Honneth discorre sobre três questões fundamentais na sua leitura da Filosofia Direito de Hegel que nos ajudaram a compreender como pensar a dois conceitos, reconhecimento e Amor e a interconexão entre esses conceitos em si e como que cada um dos filósofos desenvolveu. Honneth reatualiza a filosofia social e política de Hegel engendrando da própria lógica interna do sistema dialético hegeliano. O reconhecimento para Honneth não é exatamente a cultura ou a identidade, mas deve ser compreendido como uma expectativa recíproca de comportamentos que mutuamente formam as condições intersubjetivas para realização da liberdade individual. Honneth busca convergência das perspectivas teóricas da compreensão das relações intersubjetivas de um modo não unidimensional de analisar as relações subjetivas conseguindo conservar a afirmação de reconhecer no outro. O principal argumento da reatualização do sistema hegeliano visa reconstruir a teoria do reconhecimento com uma demanda intersubjetiva de uma nova filosofia social, apresentando o Amor como o primeiro padrão de reconhecimento responsável não só pela autoconfiança, mas com uma condição de possibilidade para uma futura participação da esfera pública e a liberdade e assim se realizar enquanto luta pela emancipação do sofrimento de indeterminação. Diagnóstico das experiências de desrespeito, identificando patologias sociais que obstruem a emancipação dos sujeitos. Logo, a ideia de pensar as relações subjetivas a partir da ação e das suas interações práticas, e tão somente da expectativa recíproca desses comportamentos, no modo de agir social na sociedade contemporânea. Com que a dimensão do Amor, assim, se efetiva no mundo como uma autonomia enquanto ação de reconhecimento intersubjetivo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pizzi, Jovino
dc.subject.cnpq1FILOSOFIApt_BR


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