dc.creator | Ortigas, Paloma Reis | |
dc.creator | Gomes, Thabata Viviane Brandão | |
dc.creator | Lima, Mateus dos Santos | |
dc.creator | Rita, Vitória Domingues | |
dc.creator | Neves, Manuela Dias das | |
dc.creator | Benda, Rodolfo Novellino | |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T16:06:04Z | |
dc.date.available | 2025-04-24T16:06:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | ORTIGAS, Paloma Reis; GOMES, Thabata Viviane Brandão; LIMA, Mateus Dos Santos; RITa, Vitória Domingues; neves, Manuela Dias Das; benda, Rodolfo Novellino. Desempenho motor em habilidades motoras fundamentais de Estudantes pré-escolares de escola pública e privada de Pelotas. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15781 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor é entendido como um processo contínuo e sequencial, relacionado à idade cronológica, no qual o ser humano adquire um repertório de habilidades motoras. Esse processo evolui de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas (HAYWOOD; GETCHELL, 2004). Na infância, o desenvolvimento motor
é marcado pela aquisição de habilidades motoras fundamentais, permitindo que a
criança adquira controle corporal em diferentes posturas, desloque-se pelo ambiente de diversas maneiras (andar, correr, saltar, etc.) e manipule objetos e instrumentos variados (receber uma bola, arremessar uma pedra, chutar, escrever) (SANTOS; DANTAS; OLIVEIRA, 2004). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Desempenho motor | pt_BR |
dc.subject | Habilidades motoras | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Desempenho motor em habilidades motoras fundamentais de estudantes pré-escolares de escola pública e privada de Pelotas | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |