dc.creator | Xavier, Mariana Bório | |
dc.creator | Chiviacowsky, Suzete | |
dc.creator | Cardozo, Priscila | |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T23:20:38Z | |
dc.date.available | 2025-04-22T23:20:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Mariana Bório; CHIVIACOWSKY, Suzete; CARDOZO, Priscila. Efeitos das necessidades psicológicas básicas na Aprendizagem do arremesso do handebol em crianças. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15751 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem motora envolve um conjunto de processos associados à prática ou experiências que norteiam mudanças relativamente permanentes na capacidade de executar uma performance qualificada (SCHMIDT; LEE, 2016). Pesquisadores da aprendizagem motora têm utilizado a Self Determination Theory (SDT) (RYAN; DECI, 2000) para compreender fatores prejudiciais e facilitadores da
motivação intrínseca e extrínseca do ser humano na aquisição de uma habilidade. Esta teoria considera três necessidades psicológicas básicas fundamentais para o bem-estar. A autonomia, alusiva à necessidade de controlar as próprias ações, sem se sentir pressionado. Competência, corresponde ao sentimento de eficácia na execução de uma tarefa, seja ela motora ou não. E relacionamento social, que
concerne na aproximação do indivíduo a um contexto ou grupo social (CHIVIACOWSKY, 2022; RYAN; DECI; 2000). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Necessidades psicológicas | pt_BR |
dc.subject | Arremesso | pt_BR |
dc.subject | Handebol | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Efeitos das necessidades psicológicas básicas na aprendizagem do arremesso do handebol em crianças | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |