Show simple item record

dc.creatorXavier, Mariana Bório
dc.creatorChiviacowsky, Suzete
dc.creatorCardozo, Priscila
dc.date.accessioned2025-04-22T23:20:38Z
dc.date.available2025-04-22T23:20:38Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationXAVIER, Mariana Bório; CHIVIACOWSKY, Suzete; CARDOZO, Priscila. Efeitos das necessidades psicológicas básicas na Aprendizagem do arremesso do handebol em crianças. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15751
dc.description.abstractA aprendizagem motora envolve um conjunto de processos associados à prática ou experiências que norteiam mudanças relativamente permanentes na capacidade de executar uma performance qualificada (SCHMIDT; LEE, 2016). Pesquisadores da aprendizagem motora têm utilizado a Self Determination Theory (SDT) (RYAN; DECI, 2000) para compreender fatores prejudiciais e facilitadores da motivação intrínseca e extrínseca do ser humano na aquisição de uma habilidade. Esta teoria considera três necessidades psicológicas básicas fundamentais para o bem-estar. A autonomia, alusiva à necessidade de controlar as próprias ações, sem se sentir pressionado. Competência, corresponde ao sentimento de eficácia na execução de uma tarefa, seja ela motora ou não. E relacionamento social, que concerne na aproximação do indivíduo a um contexto ou grupo social (CHIVIACOWSKY, 2022; RYAN; DECI; 2000).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectNecessidades psicológicaspt_BR
dc.subjectArremessopt_BR
dc.subjectHandebolpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleEfeitos das necessidades psicológicas básicas na aprendizagem do arremesso do handebol em criançaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record